qui

abr 18, 2024

qui

abr 18, 2024

Campanha alerta para drama do suicídio em todo o mundo

O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e tem como lema este ano: “A vida é a melhor escolha!”. O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da OMS.

É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Segundo a OMS, cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. Em Belém a população pode recorrer às Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e serviços de emergência.

Anualmente, mais pessoas morrem por suicídio do que devido à HIV, malária, câncer de mama ou até guerras e homicídios. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Uma realidade que reúne cada vez mais casos, principalmente, entre os jovens.

É importante que as pessoas saibam identificar quando alguém está passando por momentos conflitantes e a ajude, tendo empatia, uma escuta ativa e sem julgamentos e mostrando que está disponível para ajudar, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e auxiliar o paciente. Fique atento aos sinais e não deixe de ajudar.

Serviço

Organizações como o Centro de Valorização da Vida – CVV, prestam serviços voluntários na prevenção ao suicídio. O telefone é 188 e a ligação pode ser feita de qualquer lugar do país gratuitamente, com sigilo garantido.

Com informações de Blog Setembro Amarelo