qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Campanha alerta para drama do suicídio em todo o mundo

O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e tem como lema este ano: “A vida é a melhor escolha!”. O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da OMS.

É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Segundo a OMS, cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. Em Belém a população pode recorrer às Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e serviços de emergência.

Anualmente, mais pessoas morrem por suicídio do que devido à HIV, malária, câncer de mama ou até guerras e homicídios. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Uma realidade que reúne cada vez mais casos, principalmente, entre os jovens.

É importante que as pessoas saibam identificar quando alguém está passando por momentos conflitantes e a ajude, tendo empatia, uma escuta ativa e sem julgamentos e mostrando que está disponível para ajudar, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e auxiliar o paciente. Fique atento aos sinais e não deixe de ajudar.

Serviço

Organizações como o Centro de Valorização da Vida – CVV, prestam serviços voluntários na prevenção ao suicídio. O telefone é 188 e a ligação pode ser feita de qualquer lugar do país gratuitamente, com sigilo garantido.

Com informações de Blog Setembro Amarelo

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que