sáb

jul 20, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

jul 20, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Guia de Cuidados reúne orientações para evitar micoses e doenças da pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD lançou na última segunda-feira, 29, o Guia de Cuidados e Higiene, com o objetivo de orientar a população sobre hábitos simples, mas que muitos podem não conhecer. A publicação está disponível gratuitamente no site da entidade e revela os cuidados diários com a higiene do corpo que podem evitar doenças contagiosas que afetam a pele, o cabelo e as unhas. Leia o Guia na integra: https://bit.ly/3wPazfI

O material didático traz esclarecimentos sobre informações falsas ou distorcidas que são veiculadas em redes sociais. A SBD preparou também dois podcasts com orientações sobre os problemas causados por fungos na forma de micoses que afetam pele e unhas.

A coordenadora do Departamento de Micologia da SBD e autora do guia, Rosane Orofino explica que com a publicação as pessoas vão saber que tomar banho uma vez por dia é suficiente para a limpeza corporal. Ela alerta ainda que a mania de limpeza excessiva pode ser tão prejudicial quanto a falta de limpeza.

Outra dica é secar bem as regiões da pele com dobras após o banho. Segundo a médica, fungos e bactérias gostam de ambiente quente e úmido e, por isso, infecções de pele são tão frequentes em países de clima tropical e subtropical.

Como o maior órgão do corpo humano, a pele acaba sendo suscetível a doenças, como infecções causadas por fungos ou bactérias que, se não forem diagnosticadas e tratadas, podem se agravar e atingir  órgãos internos. Neste contexto, a higiene é o melhor caminho para uma pele saudável, afirma a entidade.

A orientação geral é que quando surgirem irritações, incômodos ou coceiras, entre outros sintomas, a pessoa deve se consultar com um médico dermatologista o mais rápido possível. A ação proporcionará o melhor diagnóstico e o tratamento imediato.

Com informações de Agência Brasil

Veja mais

Mais populares: