WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Pacientes com doença ocular enfrentam barreiras no diagnóstico, aponta Retina Brasil

0

Pesquisa inédita da organização não governamental Retina Brasil, com apoio da Roche Farma Brasil, aponta que mais de 80% dos pacientes com DMRI enfrentam barreiras no diagnóstico. As dificuldades no diagnóstico da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) ocorrem devido à pouca informação e pela demora para iniciar o tratamento.

Segundo o estudo, muitas vezes os sintomas são encarados como parte do envelhecimento e não existe rastreio adequado. A doença afeta a área central da retina (chamada mácula) e representa a principal causa de cegueira irreversível em indivíduos com mais de 50 anos nos países desenvolvidos, de acordo com o Ministério da Saúde.

A pesquisa ouviu pessoas com DMRI de todo o Brasil e constatou que as principais dificuldades foram a demora para procurar um médico por achar que os sintomas não eram relevantes (59%), a falta de acesso a especialistas (17%) e o medo do diagnóstico (7%). Dificuldades financeiras ou para marcar consultas e realizar exames e falta de acompanhante também foram citadas pelos entrevistados.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia alerta que a doença não tem causa única, e sim uma combinação de fatores de risco, que incluem: idade, história familiar de DMRI, índice de massa corporal (IMC) elevado, tabagismo e etnia. Os indivíduos com DMRI devem ser examinados e acompanhados periodicamente por um especialista, pois a doença pode se agravar.

Com informações de Agência Brasil

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará