sáb

abr 13, 2024

sáb

abr 13, 2024

Profissionais de saúde já podem se inscrever no Exame Nacional de Residência (Enare)

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Residência – Enare, edição 2022/2023. De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, entidade responsável pelo certame, serão ofertadas mais de 4 mil vagas de residências em 90 instituições, para profissionais de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e biomedicina, entre outras áreas. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, por meio do site: enare.ebserh.gov.br

O período para envio de documentação para análise curricular será de 15 de setembro a 5 de outubro. As provas objetivas estão previstas para 6 de novembro nas capitais de todas as unidades federativas, além de 23 grandes centros. O resultado final tem previsão de ser divulgado no final do ano, e o período de matrícula dos aprovados será de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.

O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras.

Segundo a Ebserh, a primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 304 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada no ano passado, contou com mais de 32 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 81 instituições.

Com informações de Agência Brasil