sáb

abr 13, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

abr 13, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Setembro Roxo promove conscientização da fibrose cística. Saiba como identificar a doença

Setembro é o mês nacional de conscientização sobre a Fibrose Cística, uma doença genética rara, que afeta o sistema respiratório e digestivo. Anualmente, o dia 5 deste mês tem o objetivo de conscientizar a população brasileira, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística, além de divulgar serviços públicos de saúde para o tratamento da doença.

A fibrose cística é uma doença genética frequente na infância e sistêmica, afetando as glândulas exócrinas e comprometendo as vias respiratórias e o sistema digestivo. De acordo com o Ministério da Saúde, a condição atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual.

Os sintomas e a gravidade são diferentes para cada pessoa. Pesquisas recentes mostram que parte dos sintomas estão baseados no tipo de defeito genético ou mutação que o gene tem. Há mais de mil tipos diferentes de mutação para esse gene. Contudo, os sintomas mais comuns são: tosse frequente, dificuldade de ganhar peso, diarreia e suor salgado, infecções pulmonares frequentes, chiados no peito, ou falta de fôlego; e baixo crescimento ou ganho de peso, apesar de bom apetite.

Em Belém, o teste para identificar a doença é feito no Hospital Universitário João de Barros Barreto. O exame é feito a partir de teste do cloreto do suor. Nele, os médicos podem analisar a suspeita ou a presença da doença e, caso necessário, dispor de tratamento na unidade.

Para a prevenção da doença é importante se manter atento aos sintomas. Realizar o teste do pezinho nos recém-nascidos e acompanhar o resultado. Além de testes genéticos, para identificar essa e outras doenças que estagnam o desenvolvimento da criança.

Com informações de G1 Pará

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que