ter

abr 16, 2024

Sindmepa Informa – 04.09.2022

NÚCLEO ACADÊMICO
Os acadêmicos que desejam participar da diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, gestão 2022 – 2023, devem enviar suas cartas até esta terça-feira, 06. Para se candidatar é preciso fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante e estar cursando entre o 2° e o 6° semestre de medicina. Os interessados devem enviar suas Cartas de Candidatura para o e-mail: nasindmepa@gmail.com, com os documentos listados no edital. Leia o regulamento na íntegra: https://bit.ly/3QPE60L

MONKEYPOX
O Ministério da Saúde recebeu no dia 26 de agosto, os primeiros tratamentos contra a monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O antiviral Tecovirimat é indicado para pacientes com risco de desenvolvimento de formas graves da doença. Os critérios para distribuição e elegibilidade dos pacientes graves que receberão o tratamento ficará a cargo do Centro de Operação de Emergências para Monkeypox que segue os mesmos padrões internacionais de uso do medicamento.

GUIA
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD lançou o Guia de Cuidados e Higiene. A publicação está disponível no site da entidade e reúne os cuidados diários com a higiene do corpo que podem evitar doenças contagiosas que afetam a pele, o cabelo e as unhas. Além disso, o material traz esclarecimentos sobre informações falsas que são veiculadas nas redes sociais. Leia o Guia na integra: https://bit.ly/3wPazfI

PARADOS
Médicos cooperados da Cooperativa de Trabalho dos Cardiologistas Intensivistas do Estado do Pará – Coopercardio, anunciaram que vão paralisar suas atividades de atendimento eletivo do SUS, a contar desta segunda-feira, 5 de setembro. Eles informaram a decisão à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no último dia 31. Conforme ofício enviado à Sesma, os cardiologistas vão paralisar por conta da defasagem de honorários repassados pelo município por conta do contrato. O valor não é atualizado há dez anos, estando com uma defasagem de cerca de 100% conforme denunciam.

NEGLIGÊNCIA
A terceira turma do Superior Tribunal de Justiça, em decisão do dia 29 de julho, reafirmou o entendimento de que falta do preenchimento adequado do prontuário médico é considerado erro médico nas modalidades de negligência e imperícia. É bom os profissionais médicos estarem atentos a esta decisão para evitar problemas futuros de ordem jurídica.

ANESTESISTAS
Anestesistas do hospital de Mosqueiro estão prontos a unir-se aos médicos do HPSM da 14 e Guamá em movimento de paralisação de atendimentos, em função do longo período do atraso no pagamento dos plantões prestados ao município. A informação dos anestesistas é de que já são 7 meses de atraso no pagamento dos plantões, o que é incompreensível, já que os serviços de anestesistas são imprescindíveis aos procedimentos cirúrgicos dos pacientes da ilha. O que esperam os gestores municipais desses profissionais, que trabalhem voluntariamente para o município? Mas, sendo assim, quem irá pagar suas contas?

AGENDA CULTURAL
O Cine Sindmepa desta terça-feira, 06, exibe o filme de Thomas Vintenberg, “Festa de Família”. No longa, o patriarca reúne a família em um hotel de luxo para celebrar seus 60 anos, mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa. A sessão tem início às 19h, com entrada franca, no Cineteatro do Sindmepa. Por conta do feriado de 7 de setembro, a Quarta Musical retorna na próxima semana.