Sindmepa Informa – 11.09.2022

COOPERCÁRDIO
A respeito de nota publicada na coluna no último domingo, 04, sobre a paralisação dos cardiologistas intensivistas, no atendimento aos pacientes do SUS, a Sesma encaminhou nota à columa, informando que o pagamento dos atrasos foi regularizado na terça-feira, 06. Todavia, a secretaria ressaltou a co-responsabilidade do governo do estado (Sespa) e do governo federal (Ministério da Saúde) no congelamento e demora dos pagamentos. Durma-se com um barulho destes.

DIVINA PROVIDÊNCIA
Médicos do Hospital Divina Providência anunciam paralisação de suas atividades, com apoio do Sindmepa, em função da falta de pagamento de seus honorários há 4 meses. Trata-se de um hospital filantrópico que depende de repasses da Sespa para sua manutenção. Principal hospital de Marituba, que presta assistência aos necessitados do SUS de toda a região, organizado e equipado, fará muita falta, com grande risco de mortes. Não é possível compreender tamanha irresponsabilidade das autoridades responsáveis pelo setor.

CRISE
E continuam chegando denúncias sobre a crise do PSM da 14. Médicos que atuam naquele estabelecimento de saúde informam que não há medicamentos básicos como dipirona (EV e GTS), paracetamol, não há qualquer tipo de antiemético, soro fisiológico ou glicosado e aerolin. Não tem sequer água mineral para os pacientes. Do jeito que está, os médicos só vêm uma saída para aquele hospital: o fechamento. Que triste conclusão!

SETEMBRO ROXO
Setembro é o mês nacional de conscientização sobre a Fibrose Cística, uma doença genética rara, que afeta o sistema respiratório e digestivo. De acordo com o Ministério da Saúde, a condição atinge cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. Para a prevenção da doença é importante realizar o teste do pezinho nos recém-nascidos, além de testes genéticos, para identificar essa e outras doenças que estagnam o desenvolvimento da criança.

VOTO
Na condição de diretor do Formando e Médico Jovem da Federação Médica Brasileira (FMB), nosso diretor Wilson Machado participa da campanha da Federação pelo voto em candidatos que apoiam a causa médica, especialmente a ação pela conquista do piso salarial dos médicos. A campanha visa fortalecer a luta da categoria médica com a eleição de uma bancada federal forte e comprometida com bandeiras do segmento. Mais informações sobre a campanha no site e redes sociais da FMB.

AGENDA CULTURAL
O Cine Sindmepa desta terça-feira, 13, exibe o filme sul-coreano “Han Gong-ju”, escrito e dirigido por Lee Su-jin, às 19h. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Busan em 2013, onde ganhou dois prêmios. Já a Quarta Musical recebe o show do músico Luis Falcoski no Cineteatro às 20h, com entrada franca. O show também será transmitido ao vivo no perfil do @Sindmepa, no Instagram.