ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 18.09.2022

ATRASOS
Sobre denúncia de atraso de pagamento dos médicos do Hospital Divina Providência, de Marituba, noticiada pela coluna, fomos informados de que um representante da Sespa entrou em contato com a direção do hospital garantindo o pagamento dos meses em atraso. Segundo informe de uma denunciante, a Sespa garantiu que os pagamentos seriam feitos em duas parcelas, uma nesta e outra na próxima semana. Até o fechamento da coluna, na quinta-feira, o pagamento ainda não havia sido efetuado. Estamos no aguardo.

AÇÃO 1
A Justiça determinou ao município de Belém que adote medidas para solucionar os graves problemas encontrados em vistoria realizada no setor pediátrico do PSM da 14. No local foi constatada a ausência de medicamentos e insumos, superlotação das enfermarias e ausência de profissionais na escala de plantão. Foi determinado que o município garanta oferta de leitos pediátricos devidamente estruturados a todos os usuários que deles necessitarem; a reativação da enfermaria pediátrica 103, com os reparos estruturais a serem realizados num prazo de 10 dias; além da reativação do abastecimento dos medicamentos listados na ação, num prazo de 5 dias.

AÇÃO 2
A promotora Fábia Fournier argumentou que o município “se mantém omisso quanto ao seu dever de oferecer um serviço público de saúde de qualidade, violando de forma evidente, flagrante e manifesta os direitos constitucionais à vida e à saúde, bem como os princípios orientadores do SUS”. A ação determina ainda que o município garanta, imediatamente, a presença de profissionais médicos plantonistas na “sala vermelha” do Pronto Socorro da 14. Seguimos fiscalizando e denunciando.

NÚCLEO ACADÊMICO
O prazo para concorrer a Diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, gestão 2022 – 2023, foi prorrogado. Desta vez, os acadêmicos podem se inscrever até o dia 3 de outubro. Ao todo são 20 vagas para compor a nova gestão, entre diretores e suplentes, divididas de acordo com as Instituições de Ensino Superior de Medicina do Estado. Os candidatos devem enviar suas Cartas para o e-mail: nasindmepa@gmail.com, junto aos demais documentos listados no edital. Para mais informações acesse o site do Sindmepa.

CONSCIENTIZAÇÃO
Na última terça-feira, 13, foi celebrado o Dia Mundial da Sepse que teve como objetivo promover a conscientização sobre o problema de saúde pública, estimulando ações que melhorem a percepção, educação e o tratamento da doença. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Infectologia, a sepse é a principal causa de óbitos dentro dos hospitais, com cerca de 670 mil casos em adultos por ano e 240 mil óbitos. A infecção generalizada pode se espalhar rapidamente e provocar impactos nocivos em diversos órgãos. É importante estar atento aos sintomas associados ao mau funcionamento de diferentes partes do corpo, pois o diagnóstico adequado diminui possíveis complicações.

ENARE
Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Residência – Enare, edição 2022/2023. Serão ofertadas mais de 4 mil vagas de residências em 90 instituições, para profissionais de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e biomedicina, entre outras áreas. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, por meio do site: enare.ebserh.gov.br

AGENDA CULTURAL
O filme “De corpo e Alma”, dirigido por Ildiko Enyedi, será exibido nesta terça-feira, às 19h. A obra venceu a 67ª edição do Festival Internacional de Berlim, com o prêmio Urso de Ouro, além de ter sido eleito o Melhor Filme pela crítica e pelo público. Já a Quarta Musical recebe o recital do Trio In Dharma, formado por Ayron Yves, Sara Moraes e Sérgio Sena Jr. O show tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que