WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 18.09.2022

0

ATRASOS
Sobre denúncia de atraso de pagamento dos médicos do Hospital Divina Providência, de Marituba, noticiada pela coluna, fomos informados de que um representante da Sespa entrou em contato com a direção do hospital garantindo o pagamento dos meses em atraso. Segundo informe de uma denunciante, a Sespa garantiu que os pagamentos seriam feitos em duas parcelas, uma nesta e outra na próxima semana. Até o fechamento da coluna, na quinta-feira, o pagamento ainda não havia sido efetuado. Estamos no aguardo.

AÇÃO 1
A Justiça determinou ao município de Belém que adote medidas para solucionar os graves problemas encontrados em vistoria realizada no setor pediátrico do PSM da 14. No local foi constatada a ausência de medicamentos e insumos, superlotação das enfermarias e ausência de profissionais na escala de plantão. Foi determinado que o município garanta oferta de leitos pediátricos devidamente estruturados a todos os usuários que deles necessitarem; a reativação da enfermaria pediátrica 103, com os reparos estruturais a serem realizados num prazo de 10 dias; além da reativação do abastecimento dos medicamentos listados na ação, num prazo de 5 dias.

AÇÃO 2
A promotora Fábia Fournier argumentou que o município “se mantém omisso quanto ao seu dever de oferecer um serviço público de saúde de qualidade, violando de forma evidente, flagrante e manifesta os direitos constitucionais à vida e à saúde, bem como os princípios orientadores do SUS”. A ação determina ainda que o município garanta, imediatamente, a presença de profissionais médicos plantonistas na “sala vermelha” do Pronto Socorro da 14. Seguimos fiscalizando e denunciando.

NÚCLEO ACADÊMICO
O prazo para concorrer a Diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, gestão 2022 – 2023, foi prorrogado. Desta vez, os acadêmicos podem se inscrever até o dia 3 de outubro. Ao todo são 20 vagas para compor a nova gestão, entre diretores e suplentes, divididas de acordo com as Instituições de Ensino Superior de Medicina do Estado. Os candidatos devem enviar suas Cartas para o e-mail: nasindmepa@gmail.com, junto aos demais documentos listados no edital. Para mais informações acesse o site do Sindmepa.

CONSCIENTIZAÇÃO
Na última terça-feira, 13, foi celebrado o Dia Mundial da Sepse que teve como objetivo promover a conscientização sobre o problema de saúde pública, estimulando ações que melhorem a percepção, educação e o tratamento da doença. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Infectologia, a sepse é a principal causa de óbitos dentro dos hospitais, com cerca de 670 mil casos em adultos por ano e 240 mil óbitos. A infecção generalizada pode se espalhar rapidamente e provocar impactos nocivos em diversos órgãos. É importante estar atento aos sintomas associados ao mau funcionamento de diferentes partes do corpo, pois o diagnóstico adequado diminui possíveis complicações.

ENARE
Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Residência – Enare, edição 2022/2023. Serão ofertadas mais de 4 mil vagas de residências em 90 instituições, para profissionais de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e biomedicina, entre outras áreas. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, por meio do site: enare.ebserh.gov.br

AGENDA CULTURAL
O filme “De corpo e Alma”, dirigido por Ildiko Enyedi, será exibido nesta terça-feira, às 19h. A obra venceu a 67ª edição do Festival Internacional de Berlim, com o prêmio Urso de Ouro, além de ter sido eleito o Melhor Filme pela crítica e pelo público. Já a Quarta Musical recebe o recital do Trio In Dharma, formado por Ayron Yves, Sara Moraes e Sérgio Sena Jr. O show tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará