qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 25.09.2022

INSPEÇÃO
Membros do Tribunal Regional do Trabalho da 8° Região fizeram visita de inspeção ao Hospital Universitário João de Barros Barreto a fim de verificar in loco denúncias feitas pelo Sindmepa e que poderão embasar decisão judicial. A ação do Sindmepa aponta que a empresa Ebserh paga o adicional de insalubridade somente aos médicos que a empresa considera que têm contato direto com pacientes com doenças infectocontagiosas. O Sindmepa pleiteia o pagamento do adicional a todos os médicos que atendem no hospital universitário.

GREVE
Enfermeiros da rede municipal de saúde de Belém aderiram à paralisação nacional da categoria, que aconteceu na quarta-feira, 21. Eles protestam contra a suspensão do reajuste do piso da categoria pelo Superior Tribunal Federal (STF). Por conta disso, alguns serviços de saúde disponibilizados à população nas Upas  foram reduzidos no dia da greve, mas os essenciais e casos graves de urgência e emergência foram mantidos em toda a rede pública durante o período de paralisação. Toda nossa solidariedade aos colegas da enfermagem.

RESCISÃO
Há fortes indícios apontando que a Prefeitura de Santarém vai reassumir a gestão da saúde no município. O contrato com o Instituto Social Mais Saúde, que gerenciava a saúde no município desde 2020, chegou ao fim em 31 de dezembro deste ano e não há qualquer processo licitatório em andamento com esse objeto. Estamos vendo a saída OS com muita preocupação pois até agora a Sensa não divulgou como será feita a gerência da saúde no município. A Mais Saúde já acumula uma dívida de mais de 20 milhões com empresas médicas que prestaram serviços para ela.

ENCONTRO
A Faculdade IDE, parceira do Sindmepa, realizou na última sexta-feira, 23, um encontro dedicado ao Setembro Amarelo, com a temática: “Agitação psicomotora, risco de suicídio e internações hospitalares”. O evento reuniu médicos de diversas especialidades e acadêmicos de medicina no Cineteatro do Sindmepa. O encontro contou ainda com a participação do Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Psiquiatria da Faculdade, Dr. Dirceu Rigoni.

REPRODUÇÃO ASSISTIDA
O Conselho Federal de Medicina divulgou na última semana normas éticas que regulam a utilização das técnicas de reprodução assistida no Brasil. Entre as principais novidades estão a revisão do número de embriões gerados em laboratório, a maioridade necessária para doação de gametas, a consonância com a Lei de Biossegurança e alternativas à relação com cedentes temporárias de útero. Portanto, a Resolução CFM nº 2.320/22 é o dispositivo que deve ser seguido pelos médicos no Brasil, estando revogada a Resolução CFM nº 2.294/21.

AGENDA CULTURAL
O filme “Capacete de Aço”, de Samuel Fuller, é o longa a ser exibido nesta terça-feira, 27, no Cine Sindmepa. A sessão tem início às 19h e exibe o longa retratado durante a Guerra na Coréia, quando um sargento e um jovem órfão se unem a um grupo de soldados norte-americanos. Já a Quarta Musical recebe o show “O sonho não acabou”, do cantor Claudio Wallace e banda. No repertório, muito rock paraense autoral. O show começa às 20h, com entrada franca, e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.