Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) revela que a trombose provoca a internação de, em média, 113 pessoas por dia na rede pública. A patologia se manifesta quando ocorre a formação de coágulos potencialmente fatais nas artérias ou veias e merece atenção neste Dia Mundial da Trombose. De acordo com o estudo, que teve como base os dados do Datasus, 61% dos pacientes internados são mulheres.
O uso de hormônios femininos, sejam anticoncepcionais ou reposições hormonais orais, são fatores de risco para a incidência de trombose. O diagnóstico da doença em mulheres que usam esses medicamentos é de 5 mil casos para cada 1 milhão. Em razão disso, antes de usar anticoncepcionais e fazer a reposição hormonal, a mulher deve ficar atenta ao histórico de saúde da família e fazer uma investigação da sua condição, por meio de exames laboratoriais para descobrir o risco da utilização desses medicamentos.
Entre os sintomas da trombose estão dor ou desconforto na panturrilha ou coxa, aumento da temperatura e inchaço da perna, pés ou tornozelos, vermelhidão ou palidez, sensações ou falta de ar e dor no peito. É importante estar atento aos sinais e manter hábitos de prevenção à doença, como praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada.
Com informações de Portal O Tempo