Médicos músicos embalam Quarta Musical

Em uma noite repleta de música de qualidade, com samba e muita música popular brasileira, a Quarta Musical do Sindmepa recebeu o show de Oswaldo Frazão Neto e Juliana Silva, com participação especial do violonista Marcelo Ramos, no Cineteatro. O show especial em celebração à Semana do Médico foi transmitido ao vivo pelo perfil do sindicato no Instagram.

O show teve início com canções exaltando a cidade de Belém e contou com canções especiais, como um xote de Waldemar Henrique e o samba enredo da Estação Primeira de Mangueira, vencedora do carnaval de 2019.

Oswaldo Frazão, médico oftalmologista formado pela UEPA, também é cantor, tecladista, flautista e violonista. Atualmente, Oswaldo faz parte do grupo “Beba do Samba”, um grupo de amigos que faz samba raiz, voltado para o resgate de músicas antigas. O músico estudou no Conservatório Carlos Gomes na infância e relembra que foi no vestibular onde precisou escolher entre a música e a medicina.

“Faço parte de um grupo de pessoas que lutou muito para ocupar o cenário da medicina no Pará, sobretudo das Universidades Públicas. É um cenário de difícil acesso para as pessoas que vêm de escolas públicas. Então hoje os meus parabéns se dedicam à essa comunidade em especial e aos que fazem uma medicina humanizada”, ressalta.

Juliana Silva, médica da família também formada pela UEPA, fez aulas de cavaquinho no Conservatório Carlos Gomes, de violão na Escola de Música da Federal e oficinas de percussão pelo Sesc. A percussionista relembra que aos 10 anos, quando conheceu o projeto “Choro do Pará”, teve contato com músicos e mulheres instrumentistas brilhantes que a inspiraram a seguir na música.

Boa aluna no ensino médio, Juliana se dedicava aos estudos e foi estimulada a cursar medicina. A musicista conta que seu primo, que também é médico, a incentivou a seguir na profissão e com o passar do tempo ela percebeu que havia um lugar interessante onde poderia atuar.

“A nossa profissão é para quem gosta de cuidado. A minha perspectiva acerca da medicina não é que a gente busque cura das coisas, mas que a gente sempre busque o cuidado e o conforto. Espero que tenhamos cada vez mais médicos das camadas populares que consigam olhar para onde temos que realmente olhar, que é para a classe trabalhadora. Parabéns a todos os médicos que se dedicam ao cuidar”, resume Juliana.

AO VIVO PELO INSTAGRAM

Hoje a Semana do Médico segue com a Palestra “Mercado de trabalho pós-pandemia”, conduzida pelo médico Breno Monteiro, Presidente da Confederação Nacional de Saúde, da Federação Nacional dos Estabelecimentos de serviços de Saúde e Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de serviços de saúde do Estado do Pará. A palestra tem início às 19h, no cineteatro do Sindmepa, e será transmitida ao vivo pelo perfil do @Sindmepa no Instagram.