seg

seg

abr 22, 2024

Saiba como manter a saúde alimentar durante as procissões do Círio 2022

Em mais uma procissão do Círio de Nazaré, é preciso ficar atento aos cuidados com a alimentação nas romarias do Círio. Fazer lanches leves e manter a hidratação em dia são recomendações de profissionais para garantir o fôlego e a energia para chegar inteiro ao final da quadra.

Para a nutricionista Walkiria Moraes, coordenadora estadual de Nutrição da Sespa, o ideal é fazer lanches leves e manter a hidratação com água e sucos naturais. Antes da procissão ela recomenda o consumo de alimentos com carboidratos complexos, como batata doce, macaxeira, sanduíches naturais, macarrão, arroz e carnes magras. É importante se evitar alimentos gordurosos e refrigerantes.

“É necessário um cuidado com a alimentação antes, durante e depois das romarias, entre uma hora e meia antes do início da caminhada. Nesse momento é ainda mais importante seguir uma alimentação saudável, consumindo alimentos mais leves e de fácil digestão e tendo como base os alimentos in natura ou minimamente processados, evitando-se o consumo de alimentos mais gordurosos, como as frituras e alimentos mais calóricos, que requerem mais esforço no processo de digestão”, explica.

Durante a caminhada é importante hidratar-se bastante. Levar uma garrafinha com água gelada e montar um pequeno “kit-peregrino”, com frutas e oleaginosas, como castanhas, que podem ajudar na reposição de energia.

Após a caminhada, a nutricionista recomenda: descanse alguns minutos, beba bastante água e logo após o descanso, alimente-se com uma refeição completa e, sem exageros, das comidas típicas da época como maniçoba, frango, porco ou pato no tucupi, entre outras. O importante é que as comidas não sejam preparadas com excesso de gorduras.

Com informações de Belém.com