seg

abr 22, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

abr 22, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Saiba como manter a saúde alimentar durante as procissões do Círio 2022

Em mais uma procissão do Círio de Nazaré, é preciso ficar atento aos cuidados com a alimentação nas romarias do Círio. Fazer lanches leves e manter a hidratação em dia são recomendações de profissionais para garantir o fôlego e a energia para chegar inteiro ao final da quadra.

Para a nutricionista Walkiria Moraes, coordenadora estadual de Nutrição da Sespa, o ideal é fazer lanches leves e manter a hidratação com água e sucos naturais. Antes da procissão ela recomenda o consumo de alimentos com carboidratos complexos, como batata doce, macaxeira, sanduíches naturais, macarrão, arroz e carnes magras. É importante se evitar alimentos gordurosos e refrigerantes. 


“É necessário um cuidado com a alimentação antes, durante e depois das romarias, entre uma hora e meia antes do início da caminhada. Nesse momento é ainda mais importante seguir uma alimentação saudável, consumindo alimentos mais leves e de fácil digestão e tendo como base os alimentos in natura ou minimamente processados, evitando-se o consumo de alimentos mais gordurosos, como as frituras e alimentos mais calóricos, que requerem mais esforço no processo de digestão”, explica.

Durante a caminhada é importante hidratar-se bastante. Levar uma garrafinha com água gelada e montar um pequeno “kit-peregrino”, com frutas e oleaginosas, como castanhas, que podem ajudar na reposição de energia.

Após a caminhada, a nutricionista recomenda: descanse alguns minutos, beba bastante água e logo após o descanso, alimente-se com uma refeição completa e, sem exageros, das comidas típicas da época como maniçoba, frango, porco ou pato no tucupi, entre outras. O importante é que as comidas não sejam preparadas com excesso de gorduras.

Com informações de Belém.com

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que