WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 02.10.2022

0

ELEIÇÕES
Neste domingo de eleições em nosso país, não custa nada lembrar do teor da campanha da Federação Médica Brasileira (FMB) pelo voto em candidatos que apoiam a causa médica, especialmente a ação pela conquista do piso salarial dos médicos. Nossa campanha foi para fortalecer a luta da categoria médica com a eleição de uma bancada federal forte e comprometida com bandeiras do segmento. Vamos às urnas, pessoal. Com fé e consciência.

DOENÇA OCULAR
Pesquisa inédita realizada pela organização não governamental Retina Brasil, constatou que mais de 80% dos pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade enfrentam barreiras no diagnóstico. As principais dificuldades relatadas durante a pesquisa foram a demora para consultar um médico, por achar que os sintomas não eram relevantes (59%); a falta de acesso a especialistas (17%) e o medo do diagnóstico (7%). Dificuldades financeiras ou para marcar consultas e realizar exames e a falta de acompanhante também foram citadas pelos entrevistados.

OUTUBRO ROSA
E já estão em andamento as ações de conscientização do Outubro Rosa. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Os principais sinais e sintomas são: nódulo fixo e indolor, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido. Fique atenta aos sintomas e não deixe de realizar os exames de rotina.

VACINAÇÃO
Notícia de utilidade pública: a Prefeitura de Belém está disponibilizando a vacina contra a Covid-19 no terminal hidroviário, rodoviário e Estação das Docas até o dia 21 de outubro, das 8h às 17h. Nesse período a vacinação seguirá normalmente nas Unidades Básicas de Saúde e demais estabelecimentos. Todos devem levar um documento com foto e carteira de vacinação. Quem ainda não se vacinou, é uma ótima oportunidade para atualizar sua carteirinha.

SESMA
E falando sobre vacinação. A Sesma informou na última semana que não é mais obrigatório apresentar comprovante de residência para tomar as vacinas oferecidas na rede. Também se torna facultativa a apresentação da certidão de nascimento das crianças. De acordo com a Secretaria, as novas medidas objetivam garantir o aumento dos índices de cobertura vacinal em Belém.

AGENDA CULTURAL
“Grandes Esperanças” (1946), dirigido por David Lean, estará em exibição no Cine Sindmepa nesta terça-feira, 04, às 19h. O longa conta a história do jovem Pib, que após anos vivendo em Londres continua pensando em Estella, seu amor de infância. Já a Quarta Musical será palco do lançamento do novo CD da cantora, Rosa Cor. O trabalho reúne obras inéditas e releituras de compositores paraenses. O show tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará