WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 16.10.2022

0

MÉDICO
O próximo dia 18, Dia do Médico, é um dia para celebrar a profissão médica em todas as suas várias ramificações. Celebrar a existência de profissionais vocacionados à cuidar de pessoas e salvar vidas. Celebrar e também cobrar das autoridades da área e estabelecimentos de saúde melhores condições de trabalho para que os profissionais possam realmente dedicar-se à função a qual se propuseram ao fazer o juramento de Hipócrates e exercer a medicina com honestidade e ética. A todos os médicos, dignidade e respeito no seu Dia. Feliz Dia do Médico!

TRATAMENTO HUMANIZADO
O Sindmepa reservou ótimas opções culturais para a Semana do Médico, de 18 a 21 deste mês. Na terça-feira, 18, o Cine Sindmepa exibe o filme “Nise: O Coração da Loucura”, dirigido por Roberto Berliner, às 19H. O filme conta a história da médica psiquiatra Nise da Silveira, que se notabilizou por introduzir o tratamento humanizado na terapia de pacientes com doenças mentais. É sempre às 19h, com entrada franca para o público em geral.

QUARTA MUSICAL
Já na quarta-feira, a Quarta Musical recebe o show de Juliana Silva, Marco Franco e Oswaldo Frazão Neto. O trio se reunirá para celebrar o amor que ambos compartilham entre a medicina e a música. O show tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no @Sindmepa, no Instagram. A Semana do Médico contará também com palestra sobre os desafios da medicina na quinta-feira, e a sexta-feira terá programação especialmente pensada para residentes e acadêmicos. Após as programações de quinta e sexta-feira, haverá coquetel para os presentes. Fique de olho em nosso site e redes sociais e acompanhe a programação detalhada da Semana do Médico.

DENÚNCIA
Recente denúncia enviada ao Sindmepa revela a difícil situação enfrentada por médicos que atuam em Santa Luzia do Pará. Um dos casos denunciados é de uma médica contratada para receber o salário mais uma ajuda de custo, devido à distância e às condições precárias de trabalho. Contudo, a ajuda de custo foi suspensa. Apesar de comunicar a situação ao secretário de saúde do município, nada foi feito. É inaceitável o descaso e falta de respeito com a categoria médica.

CARÊNCIA
Representantes do Sindmepa estiveram no HPSM do Guamá, na última semana, onde constataram a falta de medicamentos básicos e soro fisiológico. O Sindmepa, por meio de sua assessoria jurídica, irá cobrar esclarecimentos e providências ao prefeito de Belém e ao secretário de saúde do município. Não podemos aceitar esse tipo de descaso com a saúde da população.

TROMBOSE
De acordo com o estudo feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, que teve como base os dados do Datasus, 61% dos pacientes internados com trombose são mulheres. O uso de hormônios femininos, sejam anticoncepcionais ou reposições hormonais orais, são fatores de risco para a incidência de trombose. É importante estar atento aos sinais e manter hábitos de prevenção à doença, como praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará