Sindmepa Informa – 23.10.2022

SUCESSO

O Sindmepa fecha com êxito mais uma atividade em alusão à Semana do Médico. Desde a última terça-feira, realizamos atividades culturais incluindo a exibição de filme, apresentações musicais e palestra em nosso cineteatro. A plateia aplaudiu o filme “Nise: O Coração da Loucura”, sobre como a dra. Nise Silveira introduziu a arte como terapia ocupacional no tratamento de pacientes com transtornos mentais. Também tivemos os médicos-músicos Juliana Silva e Oswaldo Frazão Neto se apresentando na quarta musical; e por fim, o médico Breno Monteiro falou sobre o mercado de trabalho no pós-pandemia. Nossos agradecimentos a todos os que prestigiaram os eventos.

SEM ACORDO

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última segunda-feira, médicos do Hospital Universitário João de Barros Barreto decidiram não aceitar a proposta de acordo mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho sobre o pagamento do adicional de insalubridade. A proposta em questão consistia em que as partes escolhessem um profissional técnico, em comum acordo, a fim de elaborar laudo técnico que o Sindmepa e a Ebserh deveriam se comprometer a seguir. Em decisão unanime, os médicos optaram em prosseguir com o processo na Justiça até às ultimas consequências

SE A MODA PEGA…

A justiça determinou que a Prefeitura de Santarém retome a gestão do Hospital Municipal, até então gerenciada pela Mais Saúde. Mas esta semana, o prefeito Nélio Aguiar informou que o município vai pedir à Justiça que reconsidere a decisão e permita que a Organização Social permaneça na gestão do HMS até 31 de dezembro. A OS que atua no município desde 2020, gerenciando o Hospital e as UPAS 24H, é considerada ineficaz e responsável por uma dívida milionária que torna insustentável sua gestão. Se a moda pega, outros municípios também poderão ser “convidados” a desfazer contratos com OS’s ineficazes. Inclusive Belém.

PSM GUAMÁ

Denúncias de profissionais que atuam no Pronto Socorro do Guamá e chegam ao Sindmepa dão conta de que a situação está muito complicada por lá. Além dos atrasos de pagamento, a gestão agora estaria fazendo descontos absurdos sobre o valor do plantão. Segundo as denúncias, depois de divulgarem em abril, a suspensão do teto covid e que passariam a descontar 60% de um plantão de 12 hrs, o percentual está sendo descontado sobre os plantões de 6 horas. “Para nossa surpresa, além de não recebermos o que o memorando claramente diz, ainda aumentaram o nosso desconto e caiu nosso pagamento”, afirmam os médicos.

UPAS

Para tratar desses e de outros assuntos que dizem respeito à saúde no município de Belém, vamos mais uma vez solicitar audiência com a Sesma em busca de soluções para os inúmeros problemas. Além das questões envolvendo PSM do Guamá, também foi protocolado no Sindmepa documento de médicos das Upas do Jurunas e Marambaia solicitando nossa intervenção junto à Secretaria a respeito dos sucessivos atrasos nos pagamentos de profissionais em atividade nessas Unidades de Saúde. Caso a Sesma não apresente soluções viáveis o tempo vai fechar nessas unidades com consequências desastrosas ao atendimento da população da capital paraense.

AGENDA CULTURAL

O Cine Sindmepa exibe nesta terça, 25, o filme “O Desprezo”, de Jean-Luc Godard, às 19h. No longa, uma equipe grava um filme baseado na Odisseia, de Homero, mas uma série de mal-entendidos faz com que a produção tenha diversos problemas. Já a Quarta Musical será com Silvana Mendonça. A cantora compartilha com o público pérolas da MPB, samba, Bossa Nova, além de tangos e boleros. O show tem início às 20h, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa.

RECÍRIO

Devido às comemorações de Recírio, nesta segunda-feira, 24, o horário de atendimento na sede do Sindmepa será das 14h às 18h. Bom final de semana e bom recírio a todos.