sex

jul 26, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

jul 26, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sobe o número de brasileiros vítimas de acidente vascular cerebral

O acidente vascular cerebral já matou 87.518 brasileiros, de 1º de janeiro até 13 de outubro deste ano, aponta o portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. O número equivale à média de 12 óbitos por hora, ou 307 por dia, e faz do AVC a principal causa de morte no país. No mesmo período, o infarto vitimou 81.987 pessoas e a covid-19, 59.165 cidadãos.

Segundo especialistas, os longos períodos sem prevenção ao quadro durante à pandemia, como não ir ao médico e o abandono dos medicamentos preventivos, pode ter contribuído para o aumento de casos mais graves pós-pandemia. Segundo os dados, as mortes pela doença aumentam a cada ano: em 2020, foram 81.913 óbitos entre janeiro e 13 de outubro e, no ano passado, 84.818.

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando falta sangue em alguma área do cérebro e corresponde a 80% ou 85% dos casos; e o hemorrágico, quando um vaso arterial se rompe. O socorro rápido evita o comprometimento mais grave, que pode deixar sequelas permanentes, entre as quais redução de movimentos, perda de memória e prejuízo à fala.

Entre os sintomas do AVC, estão fraqueza ou formigamento na face, braço e perna, confusão mental, alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação e dor de cabeça súbita e intensa. Os fatores que podem levar ao AVC são pressão alta, colesterol elevado, fumo, abuso de álcool, sedentarismo, obesidade, diabetes, arritmia cardíaca, depressão, ansiedade e alimentação inadequada.

Com informações de Agência Brasil

Veja mais

Mais populares: