mar 29, 2024

mar 29, 2024

Ato de doar sangue fortalece hemocentros em todo o País

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, é celebrado o Dia do Doador de Sangue. A data escolhida pela Organização Mundial de Saúde, em 2004, tem como objetivo sensibilizar a população e aumentar o número de doadores em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de três milhões e duzentos mil brasileiros são doadores de sangue, o que corresponde a apenas 1,6% da população.

A campanha de novembro é a maior e mais importante do calendário da hemorrede brasileira, pois oferece suporte para o atendimento das demandas hospitalares em dezembro, cujo período de férias e festas de fim de ano impactam no número de bolsas coletadas.

No Pará, a Fundação Hemopa celebra a data com uma média mensal de aproximadamente cinco mil coletas, que faz o atendimento transfusional da rede hospitalar pública e privada. Entretanto, precisa do apoio diário da população para manter a regularidade do estoque. O sangue doado é destinado às pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.

Para ser doador, basta ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; estar bem alimentado; dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação; não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação e ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres. É importante ressaltar que quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário o intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Seja um doador.

Com informações de Agência Brasil e Hemopa