sex

jul 26, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

jul 26, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Brasil está no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros

O parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. Por isso, a campanha Novembro Roxo leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.

O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez, uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas. A campanha deste ano tem como slogan o “Garanta o contato pele a pele com os pais do bebê prematuro desde o momento do nascimento”. Segundo especialistas, muitas vezes é possível o contato imediato de mãe com bebê, pois o cheiro, o toque, a voz, o batimento cardíaco impacta na saúde integral, tanto física quanto emocional desse bebê. Como exemplo temos o método canguru que traz muitos benefícios.

A prematuridade ainda é cercada por desinformação. O levantamento da ONG Prematuridade.com mostra que 30% das mães e pais de bebês prematuros desconheciam totalmente o tema antes de eles mesmos passarem por essa experiência; 30% conheciam muito pouco e 28% possuíam praticamente nenhum conhecimento sobre o assunto.

A pesquisa também mostrou que a maior parte dos participantes (55,6%) desconhecia o fato de que o parto prematuro é hoje a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. Já sobre o Brasil ser o 10º colocado no ranking mundial de partos prematuros, 64,6% desconhecem essa realidade, contra 35,4% que informaram ter ciência a respeito.

Com informações de Agência Brasil

Veja mais

Mais populares: