WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Dia Nacional de Atenção à Dislexia ressalta importância do diagnóstico precoce

0

Nesta quarta-feira, 16 de novembro, é oficialmente celebrado o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. O quadro afeta habilidades básicas de leitura e linguagem, sendo considerado um transtorno específico de aprendizagem, pois os sintomas prejudicam o avanço acadêmico dos estudantes. Mesmo assim ocorre de algumas pessoas identificarem os sinais quando já adultas e ao recorrer aos consultórios médicos a confirmação surge.

Normalmente classificados como leve, moderado ou severo, os graus de dislexia apresentam características semelhantes e afetam a leitura e escrita, atingindo por vezes o campo oral. Celebridades como Lewis Hamilton, Steve Jobs e Tom Cruise estão no grupo de 17% da população mundial que sofre ou sofreu algum grau de dislexia.

As causas estão relacionadas a fatores genéticos, com origem na alteração cromossômica, transmitida de forma hereditária. Estão relacionadas, desenvolvimento tardio do sistema nervoso central, problemas nas estruturas do cérebro e comunicação pouco eficaz entre alguns neurônios. A tarefa de identificar a condição é multidisciplinar e envolve psiquiatra da infância ou neuropediatra além de relatos de profissionais que possam sinalizar déficits em atividade escolares, como o psicopedagogo ou fonoaudiólogo.

Fique atento aos seguintes sintomas:

  • Dispersão;
  • Falta de atenção;
  • Atraso da fala e linguagem;
  • Dificuldade em aprender rimas e canções;
  • Atraso na coordenação motora;
  • Falta de interesse por livros;
  • Desorganização contínua.

Com informações de Portal Repórter Diário

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará