O câncer de próstata ocupa o terceiro lugar no ranking de mortalidade na população masculina, na região metropolitana de Belém, ficando atrás somente das doenças cardíacas e as mortes causadas por atos de violência e acidentes. Durante este mês, a campanha Novembro Azul ressalta a importância de trocar o preconceito pela prevenção e assim promover a conscientização sobre o câncer de próstata.
O objetivo do Novembro Azul é fazer com que homens de todas as idades cuidem mais da saúde. A detecção precoce do câncer de próstata e o tratamento adequado, auxiliam na melhoria da saúde do homem como um todo.
A recomendação é que o paciente procure uma unidade de saúde mais próxima, primeiramente com a orientação de um clínico geral, o exame PSA e, caso necessário, o exame de toque retal, que possibilita avaliar anomalias e consistência da próstata, assim como tratamento especializado posterior nas áreas de urologia e oncologia.
UTILIDADE PÚBLICA
Para a população masculina que reside em Belém e não tem tempo durante a semana para consultas e exames, a Sesma disponibiliza aos sábados quatro unidades do programa Estratégia Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde do Tapanã 3, Água Cristal, Condor e Canal do Pirajá. O atendimento é realizado das 8h às 12h, com consultas médicas, enfermaria e testagens rápidas. O diagnóstico precoce é a estratégia utilizada para possibilitar maior chance de tratamento bem-sucedido e reduzir o índice de mortes.
Com informações de Agência Belém