sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 06.11.2022

AVC
O Acidente Vascular Cerebral já matou 87.518 brasileiros, de 1º de janeiro até 13 de outubro deste ano, aponta o portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. O número equivale à média de 12 óbitos por hora, ou 307 por dia e faz do AVC a principal causa de morte no país. Segundo especialistas, os longos períodos sem prevenção ao quadro durante à pandemia, como não ir ao médico e o abandono dos medicamentos preventivos, podem ter contribuído para o aumento de casos mais graves pós-pandemia.

NOVEMBRO AZUL
A campanha Novembro Azul já está em andamento em todo o país com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de próstata. No ano passado, foram registradas 16.055 mortes em decorrência do câncer, o que equivale a 44 mortes por dia. Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e é quando o paciente pode ser curado em mais de 90% dos casos. O diagnóstico precoce é a estratégia utilizada para possibilitar maior chance de tratamento bem-sucedido e reduzir o índice de mortes. Não deixe de visitar o seu médico regularmente.

ACADÊMICOS
Na última quinta-feira, 3, o Sindmepa entregou mais uma leva de carteiras de associados do projeto Acadêmico Aspirante. Com a carteira, acadêmicos de medicina tornam-se aspirantes a diretores do Sindmepa podendo assim ter direito a benefícios como descontos em cursos de línguas e especializações, diversos serviços de empresas parceiras, consulta jurídica gratuita, descontos em plano odontológico e descontos no plano de saúde Unimed. A cerimônia foi conduzida pelo Núcleo Acadêmico do Sindmepa e contou com um coquetel para os presentes.

ANESTESISTAS
Apesar das promessas de pagamento dos plantões dos anestesistas da Coopanest, que atendem os hospitais da Sesma, no dia 25 de outubro, até a última sexta-feira nada havia sido pago. Os especialistas estão impacientes e já prometem suspensão da prestação do serviço. Com a palavra, o secretário Mauricio Bezerra.

PARALISAÇÃO
Médicos das Upas do Jurunas e Marambaia continuavam com atividades paralisadas pelo menos até à última quinta-feira, quando fechou esta coluna. O problema são os constantes atrasos de pagamento a que são submetidos pela OS que administra as Upas da Prefeitura de Belém. A Sesma confirma que está com pagamentos em atraso com a OS, mas avisa que, contratualmente, a Organização deveria manter os salários em dia, mesmo com repasses em atraso.

AUDIÊNCIA
Após meses de tentativas, finalmente o secretário de saúde do município decidiu marcar audiência com o Sindmepa para dialogar sobre os constantes atrasos de pagamento dos médicos que atendem nas unidades municipais de saúde. A reunião foi marcada para a sexta-feira, 4, depois do lançamento da coluna, e estaremos divulgando o resultado do diálogo em detalhes em nosso site e redes sociais.

AGENDA CULTURAL
Nesta terça-feira, 08, o Cine Sindmepa exibe o filme vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, “O Baile”, às 19h. O longa, dirigido por Ettore Scola, relata metaforicamente a história da Europa no período de 1930 a 1960. Já a Quarta Musical apresenta um recital de canto lírico com Tássia Tavares e Sérgio Sena Jr. O show tem inicio às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que