WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 27.11.2022

1

ATO MÉDICO

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo lançou este mês a campanha de Defesa do Ato Médico, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se procurar um profissional habilitado para a realização de procedimentos médicos. Atualmente, diversos profissionais infringem a Lei do Ato Médico e executam procedimentos restritos à Medicina. O objetivo do Cremesp visa também valorizar os profissionais da Medicina, que possuem papel fundamental na saúde e segurança da sociedade.

LEI

A Procuradoria Geral da República enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal reafirmando ser constitucional o dispositivo que impõe ao Ministério da Educação a realização de chamamento público como requisito à autorização do funcionamento de novos cursos de medicina. A obrigação está prevista na Lei 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos. A lei garante a participação de qualquer instituição de ensino nos chamamentos públicos, obedecidas exigências e critérios objetivos a serem fixados pelo MEC.

ANANINDEUA

O Hospital Santa Maria de Ananindeua dispensou 70% de seu corpo técnico. Como se não bastasse, os médicos, contratados pela empresa terceirizada, ficaram com escalas reduzidas. E o prefeito de Ananindeua ainda não se dispôs a receber o Sindmepa. Este é o retrato da saúde no Estado.

CARÊNCIA

Em Belém, médicos do Hospital e Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti denunciam a constante falta de insumos e medicamentos, como soro fisiológico, glicose e soro glicosado, antibióticos como clindamicina, ceftriaxona, cefepime, cefalexina, vancomicina e ampicilina, dentre outros, além de outras categorias de fármacos e materiais, inclusive simplórios, como luvas. O Sindmepa já solicitou fiscalização ao Conselho Regional de Medicina e enviou diligência ao Ministério Público Estadual e à Sesma.

CAOS

Além disso, o Sindmepa avalia pedir uma audiência diretamente ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, para tentar buscar soluções para o caos instalado no PSM da 14 e nas UPAS de um modo geral. Além do atraso no pagamento dos profissionais de saúde, e agora até de servidores da limpeza, a falta medicamentos básicos e insumos no hospital é crítica e afeta a vida de milagres de pessoas. Há queixas de falta de soro fisiológico e até luvas. Alguns médicos relatam ter que usar a mesma luva para atender vários pacientes.

PROBLEMA MUNDIAL

Por sua vez, a Sesma informa que está “empreendendo esforços para reabastecer a rede municipal de saúde da capital com medicamentos e insumos ainda nesta semana”, que parte dos insumos e medicamentos já foram repostos e que o desabastecimento é um problema mundial, “gerado na pandemia e agravado pela guerra na Ucrânia, que tem afetado várias cidades Brasileiras”.  O que sabemos é que a população precisa de respostas e soluções imediatas para os problemas.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira, 29, “Punhos de Campeão”, filme dirigido por Robert Wise, às 19h. No longa, uma grande luta está chegando e Bill Stoker acredita que, se vencer, sua carreira mudará de rumo. Porém, o agente do boxeador vendeu a luta para um mafioso. Já a Quarta Musical recebe os alunos da Escola Magia das Cordas em um show especial, com solos da jovem Eide Sofia e do violonista Pedro Imbiriba. O show tem início às 20h, com entrada franca e transmissão ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa.

1 comentário

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará