sáb

abr 13, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

abr 13, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

MP de Ananindeua quer ouvir médicos que denunciaram assédio de gestora

A Promotoria de Justiça dos Direitos Constitucionais Fundamentais do Ministério Público de Ananindeua solicitou ao Sindmepa que indique médicos envolvidos na denúncia de assédio moral registrada contra a gestora Suzi Baía, de Ananindeua, para que sejam ouvidos pela Promotoria. A denúncia do Sindmepa foi protocolada junto ao MP no início do mês e atendeu ao pedido de dezenas de médicos que dizem ter sofrido assédio moral por parte da gestora. Além da UPA da Cidade Nova, a mesma gestora já havia sido acusada de assédio na Upa Icuí Guajará, meses atrás.

No pedido de investigação, o Sindmepa afirma “se tratar de situação recorrente e prolongada a reclamar urgente solução” e solicita que o MP convoque o prefeito municipal de Ananindeua, Daniel Barbosa Santos, o Dr. Daniel, para prestar esclarecimentos sobre os fatos denunciados.

Uma das denúncias mais graves refere-se a ordens dadas pela gestora para que pacientes fossem liberados sem a anuência dos médicos que lhes assistiam, apenas para liberação de leitos na Unidade. “Ocorre que a diretora, que nem sequer é médica, não tem competência administrativa ou ético-profissional para intervir em uma decisão que constitui evidente ato médico”, argumenta a ação.

“A liberação de um paciente para o qual já foi solicitada internação constitui conduta irresponsável, que em última análise, põe em risco a vida desses usuários do serviço de saúde”, afirma o Sindmepa. Tais fatos submetem os médicos ao risco de responsabilização cumulativa nos níveis civil e criminal.

Diante dos fatos, segue a solicitação do Sindmepa, “este sindicato oficiou o sr. Daniel Barbosa Santos, prefeito do município, solicitando reunião com o fim de se alcançar uma solução negociada para um problema que repercute sobre a segurança dos pacientes e, por conseguinte, goza de expressivo interesse público”. Não houve qualquer resposta do prefeito municipal ao apelo do sindicato. Diante dos fatos, o Sindmepa solicita no pedido que o prefeito seja convocado para prestar esclarecimentos sobre os fatos narrados.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que