WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Ricardo Smith Trio apresenta canções autorais no Sindmepa

0

Abrindo a agenda de shows de dezembro, Ricardo Smith Trio se apresenta na próxima Quarta Musical do Sindmepa. O trio, que recentemente foi um dos selecionados no Festival Cerrado Instrumental 2022, em Brasília, é composto por Ricardo Smith, violão; Cláudio Darwich, contrabaixo; e Carlos Brito, na bateria e percussão. No repertório, canções autorais e ritmos brasileiros, principalmente do Norte, com a linguagem jazzística e da música clássica. O show tem início às 20h, com entrada franca, e transmissão ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa.

Ricardo Smith é violonista e compositor. Iniciou sua trajetória musical integrando bandas de rock a grupos folclóricos. Estudou violão clássico no conservatório Carlos Gomes e graduou-se em música pela UFPA. Desde 2016 ocupa a cadeira de História da Música, no curso de bacharelado, do Conservatório Carlos Gomes e divide a docência com as atividades artísticas, constituídas pelos projetos “Ricardo Smith Trio”, “Violão Só” e “Dois violões da Amazônia”, esse em parceria com José Maria Bezerra.

O músico conta que o formato em trio é um projeto antigo, mas que só teve início este ano. “O Caco Darwich fez uma participação no meu último show solo. Na ocasião comentei sobre o desejo de montar o trio e ele fez o link com o Carlos Canhão que topou em assumir a bateria”, relembra.

Cláudio “Caco” Darwich é um contrabaixista paraense com atuação na música popular. O músico despontou nos festivais de música na UFPA no início dos anos 80, apresentando composições instrumentais. Desde então, toca em diversos projetos de diferentes estilos no sempre agitado e diversificado cenário musical de Belém. Caco também desenvolve um trabalho na música instrumental autoral, já tendo gravado seis singles, nos quais compõe, arranja, produz, toca todos os instrumentos.

Já Carlos “Canhão” Brito atua há 30 anos como músico, produtor e diretor artístico, ex-integrante do Grupo de Percussão da Fundação Carlos Gomes, das bandas A Euterpia, Até Jazz, Big Band Sesc Mariana (SP), Mestre Vieira, dentre outras. É Diretor Artístico e Produtor dos grupos Jardim Percussivo e Trio Manari. Produtor do show Música Plural (Albery Albuquerque), que reuniu parte do lendário grupo instrumental paraense Sol do Meio Dia. Atualmente é integrante dos grupos: Albery Project, BSCG, VK-Trio e Ricardo Smith Trio.

Para este projeto, o trio ensaia pensando no registro fonográfico desse formato, com músicas que Ricardo Smith compôs desde o início da sua trajetória, de 1998 a 2022, que ganharam uma roupagem especial e em breve estará disponível ao público.

“Esse registro deve estar disponível nas plataformas até fevereiro de 2023. O show do Sindmepa vem num momento muito especial, às vésperas da gravação do disco poderemos “testar ” as músicas diante do público”, frisa Ricardo.

Quarta Musical com Ricardo Smith Trio
Entrada Franca
Dia: 07 de dezembro de 2022
Hora: 20h
Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, n° 999.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará