ter

abr 16, 2024

ter

abr 16, 2024

Saúde em Belém encerra ano em meio à crise

Quem procurou as unidades de saúde de Belém durante o último fim de semana se deparou com um cenário preocupante. Usuários do sistema público de saúde denunciaram ao Sindmepa que o HPSM da 14 e do Guamá estavam sem traumatologista, além de upas em paralisação, reivindicando pagamentos atrasados e melhores condições de trabalho. Uma mãe relatou ainda a difícil situação enfrentada com a sua filha, com o braço fraturado há 24h, em busca de atendimento recorreu as UPAs, hospital Abelardo Santos, HPSM do Guamá, HPSM da 14, por fim ao Metropolitano na tentativa de obter atendimento especializado.

Já os médicos que prestam serviços à Sesma, sem vínculo formal, denunciam ao Sindmepa que estão há dois meses sem receber os pagamentos pelos plantões prestados. Além da falta de pagamento, os médicos estão enfrentando glosa de plantões realizados, mesmo estando abaixo do teto de 14 plantões mensais.