Sindmepa Informa – 04.12.2022

ASSÉDIO

O Sindmepa protocolou junto ao Ministério Público de Ananindeua pedido de intervenção do órgão para que o prefeito do município, dr. Daniel, seja chamado a prestar esclarecimentos sobre as denúncias de assédio moral contra médicos da UPA Cidade Nova por parte da diretora da unidade, Suzi Baía. A mesma prática já havia sido denunciada quando a diretora estava à frente da UPA Icuí Guajará, meses atrás, sem que providências tenham sido tomadas. Os fatos são graves, apontando atitudes que ferem o Código de Ética Médico e o Ato Médico. Pedimos ao MP que o prefeito seja chamado, já que ele não atende aos apelos de nossa entidade, e que sejam tomadas as providências legais pertinentes.

URGÊNCIA

A falta de medicamentos e os atrasos nos pagamentos de profissionais de saúde são ingredientes que tem tornado o setor saúde de Belém um caldeirão prestes a explodir. Os problemas são enormes e as soluções estão bem longe de chegar. Uma opção sempre criticada pelo Sindmepa, a gestão via Organizações de Saúde, é uma solução fadada ao fracasso. Pelo menos foi isso que o secretário de saúde, Maurício Bezerra, deixou escapar em entrevista ao podcast Expresso Sindmepa na última sexta. Se a Prefeitura de Belém pretende rever essa forma de gestão, pode ser o início de uma virada, mas a solução dos problemas nessa área não pode esperar tanto tempo. Requer medidas urgentes, porque a vida não espera.

EXPRESSO

Aliás, o Expresso Sindmepa vai ao ar toda sexta-feira no canal do Sindmepa no Youtube. A entrevista do secretário Maurício Bezerra foi feita pelo diretor de comunicação do Sindmepa, Wilson Machado, e tem duas horas de duração que será exibida em quatro episódios. A conversa é cheia de informações inéditas e com perguntas bem instigantes. Vale a pena conferir.

MPOX

Na última semana o Brasil atingiu mais de 10 mil casos de pessoas infectadas com o vírus Monkeypox, mpox. Segundo o painel de monitoramento da doença realizado pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, que lidera com 29 mil infecções. Além dos casos confirmados da doença, os dados apontam 13 óbitos. O Pará não registra óbito, mas possui 90 casos confirmados e um caso suspeito continua em investigação. Para se prevenir do vírus, os cuidados são os mesmos para crianças e adultos: evitar contato com lesões de pele. Em casos de suspeitas, procure a unidade de saúde mais próxima.

MOJU

Visita técnica promovida pelo Sindmepa à Unidade Mista de Saúde do município de Moju confirma uma série de irregularidades denunciadas ao Sindicato. A estrutura da unidade apresenta mofo e infiltrações, não há manutenção adequada dos aparelhos de ar condicionado, luvas de procedimentos que chegam são do tamanho P em 90% dos casos, oferecendo risco de contaminação aos profissionais. A equipe médica é pequena para a demanda, que aumentou com a reforma do Hospital Divino Espírito Santo. A visita foi coordenada pela diretora financeira do Sindmepa, Leucy Paz e assessoria jurídica do sindicato. Todos os detalhes da visita e providências tomadas estão publicados em nosso site: sindmepa.org.br.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa desta terça-feira, 06, exibe o filme “Malena”, dirigido por Giuseppe Tornatore, às 19h. Viúva de um soldado e dona de uma beleza sem igual, Malena acaba despertando várias paixões, entre elas a de um jovem garoto. Já a Quarta Musical recebe o show de Ricardo Smith Trio, acompanhado pelos músicos Caco Darwich e Carlos Canhão Brito. A apresentação tem inicio às 20h, com entrada franca, e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.