Sindmepa Informa – 18.12.2022

PARALISAÇÃO
Médicos plantonistas das Unidades de Pronto Atendimento da Cidade Nova, Icuí, Mariguella, Distrito Industrial e Unidades de Urgência e Emergência do Jaderlândia, Paar e Águas Lindas, comunicaram ao Sindmepa que iriam paralisar os atendimentos por conta da falta do pagamento integral de seus plantões, referentes ao mês de outubro, por parte da empresa Health & Care Consultoria, contratada pelo município de Ananindeua. Em reunião mediada pelo Sindicato para buscar soluções para os problemas de remuneração, foi proposto pela empresa o pagamento dos plantões após 60 dias da prestação dos serviços. Evidentemente, os médicos não concordaram. O impasse segue sem solução.

SEM PREVISÃO
Médicos contratados como Pessoa Jurídica pela Pró-Saúde estão sem perspectivas de receber os pagamentos pelos plantões realizados, atrasados pela Organização Social que está encerrando seus contratos com a Secretaria de Saúde do Estado. Em reunião, foi definido que a Sespa repassaria à Pró-Saúde, até o dia 15 de dezembro, apenas os valores relativos devidos aos funcionários contratados com carteira assinada, referente ao mês de novembro. Os médicos contratados em regime de PJ não entraram nesse acordo. Para discutir o problema, o Sindmepa solicitou uma audiência em caráter de urgência com o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho Gomes. Estamos no aguardo.

DIÁLISE
Nesta semana a imprensa noticiou a criação de uma nova sala de hemodiálise no Hospital do Pronto Socorro do Guamá, onde serão atendidos pacientes que precisarem realizar hemodiálise de urgência. Parabenizamos a iniciativa, mas seria bom se a Sesma também se preocupasse em pagar os plantões dos médicos em dia, já que são os principais atores da equipe, sem os quais de nada adiantaria modernizar atendimento de diálise ou qualquer outro serviço.

COOPANEST
Por falar em atraso de pagamentos, a Sesma pagou uma das cinco parcelas referentes aos débitos com a Cooperativa dos Anestesistas (Coopanest) que prestam serviço ao município. Na semana passada, chegaram a ameaçar paralisação de atividades, o que não foi concretizado por conta do pagamento que foi liberado. Aguardemos os próximos capítulos.

SANTARÉM
Na última semana, diretores do Sindmepa estiveram em Santarém para acompanhar a situação da saúde no município. Juntamente com assessores jurídicos, os diretores participaram de reunião com o Conselho Municipal de Saúde de Santarém, Ministério Público e médicos do município que reivindicam melhores condições de trabalho.

DEZEMBRO LARANJA
Responsável por cerca de 30% de todos os cânceres diagnosticados anualmente, o câncer de pele acomete mais de 180 mil brasileiros, estando entre os mais comuns do mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para aumentar a conscientização e promover hábitos de proteção, o mês é marcado pelo Dezembro Laranja. A campanha reforça a importância de se evitar longos períodos de exposição ao sol.

AGENDA CULTURAL
“A Felicidade não se Compra”, de Frank Capra, será exibido nesta terça-feira, 20, no Cineclube Sindmepa, às 19h. O longa estrelado por James Stewart e Donna Reed, ocorre em Bedford Falls e conta a história de um homem que se vê em outra vida em pleno Natal, o que o leva a refletir sobre a verdadeira felicidade. Já na Quarta Musical, 21, teremos show com o violonista Pedro Imbiriba. A apresentação marca sua formatura pelo Instituto Carlos Gomes. É sempre às 20h, no Cineteatro, com entrada franca e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.