sáb

abr 13, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

abr 13, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

FMB e Sindicatos de base divulgam nota sobre decisão do TRF

A Federação Médica Brasileira (FMB) e seus Sindicatos de Base, posicionam-se contrários à decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que determinou a recontratação de pessoas formadas no exterior, que não fizeram a prova Revalida de seus diplomas, para atuarem como médicos em território Brasileiro.

Essa situação, como prova a recente história do programa Mais Médicos, não resolve o problema de falta de médicos em locais de difícil provimento, e coloca em risco a qualidade do atendimento à população, tendo em vista que não há comprovação de que essas pessoas têm habilidade para atuar como médicos.

A FMB reitera que para que esse grave problema de saúde pública que se arrasta por décadas seja solucionado sem paliativos, é necessário atuar em três frentes:

  • Implantação da carreira de Estado, com financiamento tripartite, que permita que o médico devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, vislumbre crescimento profissional ao iniciar suas atividades em locais de difícil provimento.
  • Estabelecimento de um salário mínimo nacional/regional condizente com a complexidade da atividade e formação médica.
  • Garantia de condições de trabalho que envolvam ambiente, equipamentos e medicamentos em um sistema de referência e contrarreferência.

A FMB e seus Sindicatos de Base mantém-se à disposição para que esse debate seja retomado com a brevidade que o comprometimento da saúde pública de qualidade e gratuita exige.

A saúde do povo Brasileiro merece um tratamento mais duradouro, eficiente e com planejamento.

A DIRETORIA

29 de janeiro de 2023.

Sindicatos de Base:

SIMEA – Anápolis (GO) @sind.medicos.anapolis

SINDMED-AC @sindmedacre

SINMED-AL @sinmedalagoas

SIMEAM @simeamoficial

SINDMED-AP

SINDIMED-Campinas e Região @sindimedcampinas

SIMEC-CE @sindicatodosmedicosdoceara

SIMERSUL- Criciúma (SC) @simersul

SINMED-Grande ABC @casadosmedicosabc

SINDIMED-Juiz de Fora e Zona da Mata

SINMED-MG @sinmedmg

SINDMED-MT

SINDMEPA @sindmepa

SIMEPE @_simepe

SIMED-PB @simedpb

SIMERO @simero_oficial

SIMED-RRSIMERS @simers_rs

SINMED-RJ

SIMED-TO @simedto

SIMESUL-Sorocaba e Região

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que