Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19. O dado é um alerta e reforça a importância do debate sobre saúde mental, que é o objetivo da campanha Janeiro Branco.
Com o tema “A vida pede equilíbrio!”, este ano o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir a cultura da Saúde Mental, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental.
Não existe uma forma única de adoecimento mental. Por isso, para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, se hidratar, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar e estar em companhia de pessoas otimistas que te faça sentir bem.
Além disso, é preciso ficar alerta a comportamentos autodepreciativos, como insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração.
Nesse caso, deve-se buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família, além dos encaminhamentos, quando necessário, para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Com informações de Portal Janeiro Branco e Portal IG