Janeiro Branco: campanha alerta para os cuidados da Saúde Mental

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19. O dado é um alerta e reforça a importância do debate sobre saúde mental, que é o objetivo da campanha Janeiro Branco.

Com o tema “A vida pede equilíbrio!”, este ano o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir a cultura da Saúde Mental, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental.

Não existe uma forma única de adoecimento mental. Por isso, para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, se hidratar, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar e estar em companhia de pessoas otimistas que te faça sentir bem.

Além disso, é preciso ficar alerta a comportamentos autodepreciativos, como insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração.

Nesse caso, deve-se buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família, além dos encaminhamentos, quando necessário, para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Com informações de Portal Janeiro Branco e Portal IG