mar 29, 2024

mar 29, 2024

Mais Saúde deixa Santarém em débito com as empresas médicas

O Instituto Social Mais Saúde está devendo os médicos e as empresas que prestaram serviço no Hospital Municipal de Santarém e na UPA 24h. A Organização Social geriu as unidades de Santarém até 31 de dezembro, agora as empresas médicas denunciam que só receberam cerca de 60% do valor referente ao mês de novembro. De acordo com a secretária de saúde do município, Irlaine Figueira, a OS Mais Saúde recebeu o valor integral de novembro para quitar a dívida com os profissionais.

A diretora do Sindmepa atuante em Santarém, Nástia Irina, participou de reunião esta semana com o Conselho Municipal de Saúde onde foi discutida a falta de pagamentos de várias empresas pela Mais Saúde. Na ocasião, a secretária Irlaine Figueira informou que estava ocorrendo reunião com a assessoria jurídica da Semsa e representantes da OS Mais Saúde, para saber o motivo do atraso dos pagamentos, uma vez que o repasse à Mais Saúde foi realizado em sua integralidade.

A secretária ficou de retornar ao Conselho com as informações referentes às datas dos pagamentos atrasados até a próxima reunião. O Sindmepa irá aguardar o retorno da Semsa para informar aos médicos quando este valor será pago e para que se possa tomar as providências cabíveis.

Desde o início do ano quem gerencia o Hospital Municipal e a UPA 24h de Santarém é a prefeitura do município. Em dezembro, os diretores do Sindmepa Emaunel Resque e Nástia Irina, participaram de reunião com a Secretaria Municipal de Saúde onde foi garantido o pagamento, referente ao mês de dezembro, aos médicos. Na ocasião, a prefeitura afirmou que o pagamento será feito normalmente pela Mais Saúde em 20 de janeiro, conforme foi acordado entre a OS e os profissionais.

A contratação dos médicos que prestam serviços no Hospital Municipal e na UPA de Santarém continuará por meio de Pessoa Jurídica. Os valores dos plantões serão mantidos em R$1.600,00, por 12 horas, e o chamamento público para as empresas médicas se inscreverem já foi publicado.

“O Sindmepa está vigilante quanto aos pagamentos dos médicos pelas Organizações Sociais. Estamos acompanhando a situação para que possamos tomar as providências cabíveis caso não haja pagamento. Também estamos cobrando da Secretaria Municipal de Saúde que seja cumprido o que está em contrato e que o pagamento dos médicos seja feito, conforme manda a lei”, declarou Nástia Irina.