qui

abr 18, 2024

qui

abr 18, 2024

Médicos da UPA de Icoaraci paralisam as atividades por falta de pagamento

Há mais de 60 dias sem receber pelos plantões realizados, médicos da UPA de Icoaraci comunicaram ao Sindmepa que irão paralisar as atividades a partir deste sábado, 07. Segundo o informe, o pagamento dos médicos tem se dado com 60 dias de atraso, em média, desde o início de 2021, tornando-se uma situação insustentável financeiramente para os médicos que prestam serviço na unidade e que precisam prover as necessidades e o sustento de seu lar. O Sindmepa já solicitou audiência ao secretário de saúde Pedro Anaisse para solucionar os atrasos de pagamentos, mas até o momento não obteve retorno.

O movimento reivindica o pagamento referente ao período de 16 de outubro a 15 de novembro de 2022. Os médicos deliberaram pela realização de paralisação, por tempo indeterminado, restringindo os atendimentos a 30% do fluxo, seguindo o critério de Manchester de prioridades e urgência, até que seja efetuado o pagamento dos mesmos.

Segundo o comunicado, os médicos ainda aguardaram que o pagamento fosse feito em prazo razoável, porém passados 51 dias contados da prestação dos serviços (dia 15 de novembro), novamente não ocorreu o pagamento pelos serviços prestados.

Mesmo durante o período de paralisação, os médicos garantem que estarão abertos para negociação, bem como estarão disponíveis para realizar uma Assembleia Geral Extraordinária para demais deliberações, como prorrogação da paralisação ou para a sua finalização.