ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Paralisação na UPA da Marambaia reivindica pagamentos atrasados

Médicos da UPA Marambaia estão com os atendimentos paralisados desde o dia 25 de dezembro, eles informaram que o movimento é por tempo indeterminado, até que a Sesma providencie a regularização dos plantões realizados em outubro e novembro. Segundo os médicos, o último pagamento realizado foi referente ao mês de setembro. O movimento irá restringir os atendimentos a 30% do fluxo, mantendo assistência somente aos pacientes laranjas e vermelhos, que são casos mais graves de acordo com a classificação de Manchester. O Sindmepa já solicitou audiência ao secretário de saúde Pedro Anaisse para solucionar a situação.

Segundo o comunicado, os médicos vêm solicitando há várias semanas informações sobre o repasse à equipe médica e não obtiveram retorno, assim como por parte da Secretaria de Saúde e da direção técnica da unidade.

O comunicado ainda relata que devido aos atrasos, os profissionais passam por uma situação financeira insustentável e de insegurança no sustento familiar. A paralisação das atividades na unidade não foi a única realizada em 2022, já que o cenário ocorre há pelo menos um ano, permeado por promessas de regularização nunca concretizadas.

“O descaso com os médicos e com a população que depende das Unidades de Pronto Atendimento tem ocorrido há muito tempo, mas a cada dia piora. Além de atrasar o pagamento de toda a equipe da saúde, de limpeza e segurança, tornando impossível o sustento de cada profissional e de suas respectivas famílias. As unidades de saúde estão com falta de medicações básicas, soros, jelcos, exames, como gasometria arterial, radiografia e falta de infraestrutura com ar condicionados inoperantes. Tudo isso tem gerado caos na saúde e prejuízo diário à população mais humilde”, detalha um médico da UPA Marambaia.

Os médicos ressaltam ainda que a paralisação das atividades deve seguir até que sejam efetuados os pagamentos dos meses em atraso, outubro e novembro, e diante do compromisso legal de assumir um cronograma organizado e justo para o recebimento dos plantões médicos.

O documento frisa que a categoria está aberta a negociação, mesmo no período de paralisação, bem como estarão disponíveis para realizar Assembleia Geral Extraordinária para demais deliberações, como prorrogação ou finalização do movimento de paralisação.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que