ter

ter

abr 16, 2024

Sindmepa aposta na renovação com novos Acadêmicos Aspirantes

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa realizou a primeira entrega de carteiras do projeto Acadêmico Aspirante de 2023, na noite de quinta-feira, 05. A cerimônia de certificação foi realizada online para permitir que os estudantes de medicina de todo o estado pudessem participar do evento. Com a carteira em mãos os acadêmicos têm acesso aos benefícios de ser associado ao Sindmepa e a oportunidade de fortalecer o movimento médico sindical no estado do Pará.

A cerimônia foi conduzida pelas diretoras do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo e Eunice Costa. A partir de breves apresentações os novos Aspirantes puderam conhecer mais sobre os deveres daqueles que integram o projeto, bem como conhecer as ações realizadas pelo Sindmepa ao longo de seus 41 anos.

O diretor financeiro do Sindmepa, Waldir Cardoso também deu as boas-vindas aos novos acadêmicos associados. O médico foi responsável por coordenar a implantação do Núcleo Acadêmico e do projeto Acadêmico Aspirante no Sindmepa.

“O projeto Acadêmico Aspirante é uma iniciativa vitoriosa. Temos 580 acadêmicos associados que, desde a academia, sabem a importância da defesa dos nossos direitos, a necessidade de lutar por saúde de qualidade para todos e que o Sindicato é a entidade que representa e defende a categoria”, destaca Waldir Cardoso.

A Cerimônia de Certificação foi realizada pela plataforma de reuniões Zoom

Hugo Coimbra, estudante do 2° semestre de medicina na ITPAC Campus Abaetetuba, foi um dos acadêmicos que participaram da cerimônia. O jovem conta que conheceu o projeto pelas redes sociais do Sindmepa e que decidiu se associar para buscar a inserção dos acadêmicos do interior do Estado na luta sindical.

“Essa iniciativa do Sindmepa é louvável, visto que é pioneira no Brasil e ajuda o acadêmico de medicina a ter contato com as questões sindicais ainda dentro da faculdade. Era uma preocupação minha de não conseguir está presente. A cerimônia online é uma forma facilitadora de integrar os acadêmicos das faculdades do interior do Pará”, ressalta.

Já para Giordanna Abdon, estudante do 2º semestre de medicina da Unifamaz, a possibilidade de trocar experiências com estudantes de outras instituições e, principalmente, de trabalhar em prol de melhorias e garantias de direitos dos médicos e pacientes, a trouxe ao projeto do Sindmepa.

“Nós seremos os médicos de amanhã, então é muito positivo que possamos entrar em contato com a sindicância desde a academia; aprendendo desde cedo, antes mesmo de ingressarmos na profissão, que temos o dever de trabalhar em buscar garantir nossos direitos e dos pacientes, assim como, buscar melhoramentos para essa prestação no contexto regional, estes, que possuem impacto nacional”, resume.

Os estudantes de medicina que desejam fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante devem realizar a associação no link: https://bit.ly/3xWNqam, e aguardar a próxima Cerimônia de Certificação.