sáb

abr 20, 2024

Sindmepa Informa – 01.01.2023

CRISE 1
E a saúde em Belém fechando o ano em meio à uma grave crise. Usuários do sistema público de saúde denunciando que o HPSM da 14 e do Guamá estavam sem traumatologista, além de Upas paralisadas por atraso de pagamento de prestadores de serviço. Uma mulher denunciou que perambulou em busca de atendimento para a filha com fratura de braço pelas UPAs, Abelardo Santos, HPSM do Guamá, HPSM da 14, findando no Metropolitano para conseguir atendimento.

CRISE 2
Já os médicos que prestam serviços à Sesma, sem vínculo formal, denunciam ao Sindmepa que estão há dois meses sem receber os pagamentos pelos plantões prestados. Esses não tem qualquer tipo de vínculo, são contratos batizados de “contratos de boca”, que não dão qualquer segurança ao prestador. Além da falta de pagamento, os médicos estão enfrentando glosa de plantões realizados, mesmo estando abaixo do teto de 14 plantões mensais.

GUAMÁ
O hospital HPSM Humberto Maradei, o PS do Guamá, está à beira de um caos. Denúncias apontam para o atendimento de uma demanda de pacientes enorme provocada pela paralisação de profissionais nas Upas, atraso de pagamento, falta de medicações básicas como soro fisiológico e dipirona, equipe de traumatologia sobrecarregada e com furos em escala devido à alta demanda. Como se isso não bastasse, há ainda denúncias de assédio moral no Departamento de Urgência e Emergência. O antigo diretor geral foi rebaixado para diretor técnico e após o natal, exonerado não só do cargo, mas do hospital. O quadro é de caos.

TROCA
O novo secretário de saúde de Belém, Pedro Anaisse, que já foi secretário de saúde do município em gestões passadas do prefeito Edmilson Rodrigues, assume a gestão em meio à grave crise, com salários de prestadores atrasados e falta de medicamentos e insumos nos hospitais e unidades de saúde. Que a mudança traga uma gestão mais responsável, para que possa corrigir um problema crônico na Sesma, que passa de gestão em gestão. Que sejam corrigidos os gravíssimos e permanentes descasos, que atravessam várias gestões da Sesma, com o pagamento devido aos médicos e outros terceirizados.

AGENDA CULTURAL
O longa “As Quatro Irmãs”, dirigido por George Cuckor, dá início à programação do Cineclube Sindmepa, nesta terça-feira, 03. O filme foi vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, com indicação ao Oscar de Melhor filme e direção. A sessão tem início às 19h, no Cineteatro, com entrada franca. Para mais informações da Quarta Musical, acesse as redes sociais do Sindmepa.

FELIZ ANO NOVO
O Sindmepa deseja um ano de 2023 bem melhor para todos, especialmente médicos e médicas que labutam na área da saúde, dia após dia, em nosso estado e municípios, sem ter o reconhecimento devido. Que os gestores tenham mais sensibilidade e responsabilidade na gestão e que nossa categoria esteja cada vez mais unida para enfrentar adversidades. Um ano novo de muita luz pra todos nós. São os nossos votos!