qui

abr 18, 2024

Sindmepa Informa – 08.01.2023

PARALISAÇÃO
Profissionais de saúde da UPA da Marambaia paralisaram atividades esta semana. Estão sem receber seus salários atrasados já há mais de 60 dias. A paralisação desses profissionais vem se somar a outras já realizadas desde o mês de novembro em Belém, a maioria por atraso de pagamento e falta de medicamentos e insumos nas unidades e hospitais. Um completo desrespeito aos profissionais de saúde e aos usuários do SUS do município.

ICOARACI
Os médicos da Upa de Icoaraci também comunicaram ao Sindmepa que paralisariam os atendimentos a partir de sábado, 07. Os médicos reivindicam os pagamentos dos plantões realizados nos meses de outubro e novembro de 2022. De acordo com o comunicado, os pagamentos têm se dado com 60 dias de atraso, em média, desde o início de 2021, tornando-se uma situação insustentável financeiramente para os médicos que prestam serviço na unidade. O movimento deve seguir por tempo indeterminado, restringindo os atendimentos a 30% do fluxo, seguindo o critério de Manchester de prioridades e urgência, até que que seja efetuado o pagamento dos mesmos.

AUDIÊNCIA
Para tratar das questões da saúde no município de Belém, incluindo os constantes atrasos de pagamento e falta de medicamentos e insumos básicos, solicitamos uma audiência ao novo secretário de saúde, Pedro Anaisse, “aproveitando a oportunidade e a luta histórica desta entidade em prol da melhoria da qualidade das condições de trabalho dos médicos paraenses”.

JANEIRO BRANCO
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental. O dado é um alerta e reforça a importância do debate sobre saúde mental, que é o objetivo da campanha Janeiro Branco. Não existe uma forma única de adoecimento mental. Por isso, para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividade física, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar e estar em companhia de pessoas otimistas que te faça sentir bem. Além disso, é preciso ficar alerta a comportamentos autodepreciativos.

ACADÊMICOS
Na última quinta-feira, 05, o Núcleo Acadêmico do Sindmepa realizou a primeira entrega de carteiras do projeto Acadêmico Aspirante de 2023. A cerimônia foi realizada de forma online para viabilizar a participação de acadêmicos que não residem em Belém. Após a cerimônia os estudantes de medicina estão aptos a receber o documento que possibilita o acesso aos benefícios de ser associado ao Sindmepa. Sejam todos bem-vindos!

POSSE
E no próximo dia 16 de janeiro o Sindmepa realiza a cerimônia de posse da nova diretoria do Núcleo Acadêmico, gestão 2023-2024. O evento reunirá os acadêmicos aprovados no processo seletivo e os diretores da gestão anterior que seguirão no cargo. A renovação da diretoria inclui acadêmicos de diferentes Unidades de Ensino e residentes do interior do Estado. A cerimônia será realizada no Cineteatro, às 19h, com a presença da diretoria colegiada do Sindmepa.

AGENDA CULTURAL
“A Fortaleza Escondida”, de Akira Kurosawa, está em cartaz no Cineclube Sindmepa nesta terça-feira, 10, às 19h. O longa recebeu o Prêmio FIPRESCI e venceu na categoria de Melhor Diretor no Festival de Berlim, em 1959. Já a Quarta Musical recebe o show do cantor Anderson Moysés. O músico apresentará o show “Concerto para uma só voz”, na companhia de Sérgio Sena Jr, no Piano. A apresentação tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.