qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 15.01.2023

CAMPANHA
Quem ainda não se associou ao Sindmepa pode aproveitar os descontos lançados este ano para novos associados. Quem se associar neste mês de janeiro, ganha desconto de 10%; em fevereiro tem desconto de 5% e, os que se associarem em março podem aderir ao plano de saúde Unimed/Sindmepa sem carência. Ah, e ainda têm os descontos do plano de saúde Unimed que chegam até 55%. E, você sabe, juntos somos mais fortes.

INTERIOR
O Sindmepa começou uma nova campanha contra os atrasos de pagamento dos médicos que prestam serviços nos hospitais do interior do Estado. As Organizações Sociais que gerenciam a saúde estão deixando médicos de várias cidades sem remuneração no final do mês. É o caso dos Hospitais Regionais de Altamira, Barcarena e o Metropolitano, em Ananindeua. Para chamar a atenção para o problema, o Sindmepa lançou campanha nas redes sociais apelando diretamente ao governador Helder Barbalho que pague os salários atrasados dos médicos.

BELÉM
Em Belém, após uma reunião realizada entre médicos prestadores de serviços do Hospital do Pronto Socorro do Guamá, representantes do Sindmepa e o novo secretário de saúde do município, Pedro Anaisse, finalmente a Prefeitura pagou os médicos e pôs fim ao movimento de paralisação deslanchado desde o dia 9. O repasse aconteceu no dia 12, trazendo alívio aos usuários do SUS na capital. A prefeitura anunciou também ter feito o repasse para as OS’s que administram as Upas da capital e que estavam, igualmente, paralisadas: da Marambaia, Terra Firme e Jurunas. Contudo, até o fechamento desta coluna os médicos das Upas ainda não haviam recebido e, portanto, a paralisação permanecia.

REUNIÃO
Aliás, durante a reunião com o secretário, foram discutidos os graves problemas enfrentados pelos médicos que trabalham no hospital, desde a falta de insumos e medicamentos até os sucessivos atrasos de pagamentos que levaram à paralisação dos médicos. Eles pediram ao secretário que os pagamentos voltem a ocorrer até o dia 30 de cada mês, como acontecia na gestão passada. Anaisse deu uma previsão de até 90 dias para a regularização total dos pagamentos. Estamos aguardando audiência que solicitamos ao secretário para discutir os demais problemas que envolvem a saúde no município.

104 ANOS
O Sindmepa esteve presente, representado pelo diretor Erivaldo Pereira, à comemoração aos 104 anos da Faculdade de Medicina e sessão solene de instalação do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará. O evento ainda marcou a posse das novas diretorias do Instituto, onde foram empossados Silvestre Savino Neto, como diretor-geral; e Silvia Helena Arias Bahia, nova diretora-adjunta; e da Faculdade, que passa a ser composta por Aurimery Gomes Chermont, como diretora; Cezar Augusto Muniz Caldas, novo vice-diretor; e João Soares Felício, como coordenador do Programa de Pós-Graduação em atenção e estudo clínico no diabetes. O Sindmepa parabeniza à instituição e deseja que continue formando médicos éticos e dedicados ao atendimento à população por muitos anos.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira, 17, “A Rebelde”, do diretor Alberto Bevilacqua, às 19h. O filme conta a história de uma viúva que se apaixona pelo proprietário da fábrica na qual trabalhava seu marido. Já a Quarta Musical recebe o show de Cláudio Wallace. No repertório, canções autorais, incluindo o mais novo trabalho “Nessas Guerras”, que será apresentado em primeira mão no Sindmepa. É sempre às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa.