qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 22.01.2023

PRÓ-SAÚDE
O Sindmepa solicitou informações à Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará – Sespa sobre os repasses devidos à Organização Social Pró-Saúde e o pagamento aos médicos contratados como celetistas e como Pessoa Jurídica. Em audiência realizada no dia 9 de dezembro foi definido que a Sespa repassaria à Pró-Saúde, até o dia 15 de dezembro, parte dos valores devidos aos funcionários contratados com carteira assinada, referentes ao mês de novembro. Ainda está sem data o pagamento das verbas indenizatórias. Em ofício, o Sindmepa frisa a importância de garantir também o pagamento devido aos médicos pejotizados, que a esta altura estão preocupados com a manutenção alimentar de suas famílias.

PAGAMENTOS
Como parte do procedimento instaurado pelo Ministério Público do Trabalho de Santarém, o Sindmepa participou na última quarta-feira, 18, de audiência virtual para tentar solucionar os pagamentos pendentes pela Pró-Saúde aos médicos do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, e do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. O Sindmepa, representado pela diretora Nástia Irina e o assessor jurídico Leonardo Takehiro, cobrou da Pró-Saúde informações sobre os pagamentos. Quantas empresas médicas estão sem receber, qual o período das pendências e o montante da dívida. Foi definido que a Organização Social deverá apresentar as informações em um prazo de 10 dias.

SANTARÉM
O Sindmepa está solicitando intervenção do Ministério Público do Trabalho, e outros órgãos de fiscalização, para garantir o pagamento das empresas médicas que prestaram serviços na UPA 24H e no Hospital Municipal de Santarém. Em função do pedido, foi marcada uma reunião para o dia 26 deste mês, no MPT, quando participarão os sindicatos profissionais, Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, e a OS Mais Saúde para discutir como será feito o pagamento dos médicos e demais profissionais de saúde que não tiveram seus pagamentos honrados pela Mais Saúde.

MOSQUEIRO
O Hospital Geral de Mosqueiro passa pelas mesmas dificuldades das demais unidades de saúde e hospitais gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde – Sesma. Faltam medicamentos básicos, como antibióticos, analgésicos, anticoagulantes, antieméticos, luvas para procedimentos, lâminas para laringoscópio, focos auxiliares, entre outras coisas. O pagamento da mão de obra médica por pessoa jurídica também está atrasado, o que causa grandes transtornos para os médicos e à população.

POSSE
No próximo sábado, 28, o Sindmepa realiza a Cerimônia de Posse dos novos diretores do Núcleo Acadêmico. Os candidatos se inscreveram no processo de seleção e foram analisados, de acordo com os critérios do edital. A nova gestão conta com 10 estudantes de medicina residentes em Belém, Altamira e Abaetetuba. A lista completa está disponível no site do Sindmepa. Para participar da Cerimônia de Posse do Núcleo Acadêmico basta fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante e confirmar presença por meio do link: https://bit.ly/3XlcRy9

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa desta terça-feira, 24, exibe um dos maiores sucessos do cinema francês, “Borsalino”, dirigido por Jacques Deray, às 19h. O longa conta a história de dois gângsters que decidem unir forças e partir para golpes mais ousados. Já a Quarta Musical recebe o músico Thales Branche, em “Cantario”. O show solo promete envolver o público com composições autorais, apresentadas em voz e violão. A Quarta Musical tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa.