Sindmepa Informa – 29.01.2023

COVID
Médicos que atuam em especialidades básicas foram os mais atingidos pela pandemia de Covid-19 no Brasil. De março de 2020 a março de 2021 foram contabilizados 622 médicos, 200 enfermeiros e 470 auxiliares e técnicos de enfermagem mortos pela Covid. A maioria dos médicos eram homens com mais de 60 anos. Entre os profissionais de enfermagem atingidos pela doença, a maioria eram mulheres com idade de até 60 anos. O Pará e o Amazonas foram os estados da região Norte com o maior número de mortes. As conclusões fazem parte de um artigo científico escrito por estudiosos ligados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de São Paulo, Fundação Souza Marques, entre outras instituições.

DIREITOS 1
Um Projeto de Lei elaborado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul – SIMERS, foi protocolado na Câmara Federal, pelo deputado Ubiratan Antunes Sanderson (PL-RS), estabelece garantias trabalhistas e segurança aos médicos que trabalham como Pessoa Jurídica. De acordo com a proposta, a prestação de serviços médicos passará a exigir a formalização de contrato específico, em que serão resguardadas condições de saúde e segurança para o pleno exercício da medicina.

DIREITOS 2
O PL obriga o prestador de serviços a fornecer equipamentos de proteção individual ao profissional e assegura ainda aos médicos o direito de se afastar dos serviços por 30 dias, sem prejuízo à remuneração. Médicas prestadoras de serviço que engravidarem na vigência do contrato terão direito a afastamento de atividades insalubres, enquanto durar a gestação e a lactação. Todos mobilizados na torcida pela aprovação do PL.

SANTARÉM
O Sindmepa participou de audiência no Ministério Público do Trabalho, na última quinta-feira, 26, referente ao procedimento instaurado que tem como partes investigadas o Instituto Mais Saúde e a Prefeitura de Santarém. A Secretaria de Saúde do município informou que desconhece o motivo pelo qual a Mais Saúde ainda não realizou o pagamento dos médicos, uma vez que repassou à OS todos os valores devidos no contrato de gestão, nos dias 5 e 17 de janeiro, referente aos meses de novembro e dezembro. Contudo, a Mais Saúde afirma que teria o prazo de 60 dias para realizar a auditoria interna, com previsão de término no início de março, para apresentar o relatório. O Sindmepa irá apurar eventuais encaminhamentos para adoção das providências cabíveis e garantir o pagamento aos médicos o quanto antes.

POSSE
A nova diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa foi empossada em cerimônia realizada na noite de ontem, 28. A nova gestão conta com 10 estudantes de medicina residentes em Belém, Altamira e Abaetetuba. O evento contou com a presença da diretoria colegiada do Sindmepa, Acadêmicos Aspirantes e familiares dos novos diretores. O Sindmepa deseja a todos uma ótima gestão.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa desta terça-feira, 31, exibe o longa “Depois do Ensaio”, dirigido por Ingmar Bergman, às 19h. O filme retrata a história de um velho diretor teatral e suas lembranças de antigas peças, relações amorosas e familiares. Já a Quarta Musical recebe o show “Quase Carnaval/Quase Bossa-nova”, de Carlos Gutiérrez. O músico será acompanhado por Herivelton Santos, no teclado, e Hamilton Rocha, na percussão. O show tem início às 20h, com entrada franca no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.