ter

ter

abr 23, 2024

Médicos denunciam irregularidades do Revalida em Muaná

Médicos de Muaná denunciam ao Sindmepa irregularidades no Programa de Revalidação de diplomas, realizado pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Entre as denúncias estão a falta de acompanhamento qualificado dos médicos que realizam atendimentos na Unidade de Saúde da Família Rua Nova e utilização de carimbo do tutor na assinatura das receitas, o que é considerado crime. Neste cenário, os médicos que moram em Muaná e tem CRM ativo, estão sendo dispensados. O Sindmepa vai solicitar audiência ao Reitor da Universidade para esclarecer a situação.

As denúncias enviadas ao Sindmepa relatam que os médicos revalidandos que estão cursando a fase três do programa, estágio remunerado, estariam atendendo a população sem supervisão e utilizariam o carimbo de um tutor médico, mesmo atuando em unidades diferentes. Contudo, após recusa da prática por médicos da Unidade de Saúde da Família Rua Nova as receitas estão sendo entregues sem carimbo, ou seja, sem que um profissional se responsabilize pela retirada dos medicamentos na farmácia da Unidade.

Ainda segundo o relato, a UEPA teria recomendado ao coordenador de Atenção Básica de Muaná que os médicos tutores do Revalida fossem remanescentes do programa Médicos pelo Brasil ou do Mais Médicos, com a justificativa da permanência fixa dos candidatos no município.