qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos esclarecem sobre atendimento no HPSM do Guamá

Sobre as notícias a respeito de suposto fechamento do HPSM do Guamá, os médicos que atuam na unidade informam que:

  • O atendimento dos casos de urgência e emergência está sendo feito utilizando-se o Protocolo de Manchester que estabelece a classificação de atendimento conforme gravidade;
  • Os casos classificados como não urgentes estão sendo orientados a procurar outros serviços como UPAs e HPSM da 14 de março.
  • Em relação às declarações da Secretaria de Saúde afirmando que os salários estão em dia, a Equipe Médica reafirma, veementemente, que os salários estão atrasados por quase 60 dias.

A equipe ressalta ainda que as verbas pleiteadas pelos médicos são referentes a salários e que, portanto, possuem natureza alimentar, merecendo especial proteção, já que tanto o regime jurídico único que prevê o pagamento de salário até o último dia de cada mês, quanto o art 459 § 1º da Consolidação das Leis do Trabalho estabelece o pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.

A equipe reitera ainda que os problemas relacionados à falta de insumos e medicamentos são objeto de ação civil pública, processo 0903949-44.2022.8.14.03, movido pelo Ministério Público do Estado do Pará. Tais problemas comprometem o atendimento à população e ainda não foram resolvidos, conforme vistoria e denúncia feita pelo Sindicado dos Médicos do Pará em janeiro de 2023.

Ante o exposto, os profissionais de saúde do HPSM do Guamá aguardam que a situação seja solucionada com urgência por parte da Secretaria de Saúde do Município para que o atendimento seja normalizado o mais brevemente possível.

Sobre o assunto, o Sindmepa informa que está acompanhando o movimento de reivindicação dos médicos. “Estamos negociando com a gestão da Secretaria de Saúde com o objetivo de equacionar os atrasos nos pagamentos e a solução para repor equipamentos e medicamentos necessários para a prática da boa medicina”, diz o diretor da entidade Wilson Machado que se reuniu, na última segunda-feira, com o titular da Sesma Pedro Anaisse. Durante o encontro, Anaisse prometeu fazer parte dos pagamentos ainda nesta semana e pediu 90 dias para um diagnóstico completo dos problemas a serem solucionados.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que