Sindmepa discute denúncia de irregularidades no Revalida com UEPA

Em reunião nesta segunda-feira (13) na Universidade do estado do Pará (Uepa), o Sindicato dos Médicos do Pará detalhou denúncias recebidas do município de Muaná sobre o Revalida, programa que dá validação aos diplomas dos médicos brasileiros e estrangeiros formados fora do Brasil. O médico associado Renato Marques Pereira relatou as denúncias recebidas sobre a saúde no município, relacionadas ao Revalida, principalmente na Unidade de Saúde Timoteo Magno.

Renato Pereira foi acompanhado na reunião pelos Diretores do Sindmepa, Wilson Machado, Emanuel Resque, e a Coordenadora do Núcleo Acadêmico do Sindicato, Brenda Melo. Pela Uepa, estiveram presentes na reunião o Reitor da Universidade Estadual, Clay Chagas; a Vice-reitora, Ilma Pastana; o Procurador Jurídico, Márcio Pessoa; o Pro-Reitor de Graduação, Ednalvo Campos e a Coordenadora do Programa Revalida, Regina Carneiro.

O Diretor de Comunicação do Sindmepa, Wilson Machado, destacou que desde 2019 o Sindicato está ao lado da Uepa, apoiando o Programa Revalida e elogiou o aperfeiçoamento que tem recebido.

“Nossa preocupação é que haja a atuação de médicos que estejam em processo de revalidação, sem tutoria ou sem acompanhamento, atuando em substituição aos médicos do corpo clínico dos municípios, o que seria inaceitável, visto que aqueles são estagiários em treinamento”, afirmou o diretor do Sindmepa.

A Coordenadora do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo, realçou que o tema é importante para os estudantes de uma forma geral porque aprofunda o conhecimento sobre a atuação do médico em uma região específica como a do Marajó, onde se concentra o Revalida no Pará, com 74 aprovados no ano passado e outros 60 em processo de avaliação este ano pela Uepa.

O Reitor agradeceu a visita do Sindicato e salientou que a Uepa está “sempre de portas abertas para o Sindmepa, que fortalece a fiscalização e a qualidade da saúde no Estado”.

A Coordenadora do Revalida na Universidade, Regina Carneiro, destacou que a reunião com o Sindmepa é importante para esclarecer os processos e controles do Programa e apurar denúncias como a de Muaná, reforçando a fiscalização dos convênios nos municípios. “Agradecemos a cooperação do Sindicato em nos ajudar no monitoramento do Revalida”, ressaltou a Coordenadora.