qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 05.02.2023

UPAS
Médicos das Upas Marambaia e Jurunas anunciaram paralisação dos atendimentos na última semana, novamente por atrasos de pagamentos. Há plantões em atraso dos meses de novembro e dezembro do ano passado. Em negociação com a Sesma e o representante da Organização Social Insaúde, os médicos da Marambaia decidiram manter os atendimentos e aguardar o pagamento, previsto para ocorrer no dia 10 de fevereiro. No entanto, os médicos denunciam que a Upa está sem eletro, troponina, raio-x e medicações básicas; e relataram falta de segurança na Unidade.

JURUNAS
Já na Upa do Jurunas, os médicos optaram por manter o movimento. Porém, na noite de quarta-feira (02), ao iniciar a paralisação, veio um comunicado de que um novo médico assumiria cargo extra para atender os casos considerados mais leves, e assim não transparecer a paralisação. Na quinta-feira, o diretor clínico da Upa do Jurunas foi retirado do cargo. A Equipe Médica denunciou ameaças de demissão, agressões físicas e verbais, com objetivo de desmobilização do movimento. O Sindmepa reforça seu compromisso com a população, que merece um atendimento com o melhor que a medicina pode oferecer aos usuários do SUS.

NEONATOLOGISTAS
Neonatologistas do Hospital Abelardo Santos também iniciaram paralisação por falta de pagamentos dos plantões de dezembro. Marcaram paralisação a partir da última sexta-feira (03), restringindo os atendimentos a 30% do fluxo de pacientes da Unidade, de acordo com o critério de Manchester de prioridades; Informaram que a paralisação vai permanecer até que seja efetuado o pagamento em atraso. A irresponsabilidade também avança no Governo do Estado, cujo governador jamais recebeu o Sindmepa para tratar das pautas de interesse da categoria.

COOPANEST
Os próximos médicos que deverão organizar uma paralisação dos serviços prestados à Sesma são os anestesiologistas. Não recebem desde junho, totalizando uma dívida de R$ 4.740.000,00 reais. Além da incompetência na gestão, uma total irresponsabilidade com a assistência aos usuários do SUS e com estes especialistas.

DENÚNCIA
Chega ao Sindmepa a denúncia de que as escalas de médicos do HPSM da 14 de Março estão incompletas e que muitos residentes estão substituindo médicos nos plantões, sem a presença de tutores e/ou professores responsáveis pelas condutas técnicas destes residentes. Também fomos informados que a Sesma paga os plantões para estes estudantes de especialidades médicas, como se fossem especialistas. Agrava-se cada vez mais a irresponsabilidade deste governo com a saúde dos usuários do SUS.

REVALIDA
Médicos de Muaná denunciam ao Sindmepa irregularidades no Programa de Revalidação de diplomas, realizado pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Entre as denúncias estão a falta de acompanhamento qualificado dos médicos que estão fazendo os atendimentos no município e a utilização de carimbo do tutor na assinatura das receitas, o que é considerado crime. Neste cenário, os médicos que moram em Muaná e tem CRM ativo, estão sendo dispensados. O Sindmepa vai solicitar audiência ao Reitor da Universidade para esclarecer a situação.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (07), o clássico “Trapézio”, dirigido por Carol Reed, às 19h. No longa, um trapezista viaja até Paris para aprender manobras com o famoso Mike Ribble (Burt Lancaster). Porém essa amizade é ameaçada. Já a Quarta Musical recebe o show “Pop Acústico” do cantor Mahrco Monteiro. No repertório, músicas paraenses e autorais. O show começa às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil no Instagram @Sindmepa.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que