seg

maio 27, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

maio 27, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 12.02.2023

SESMA

O Sindmepa teve seu primeiro encontro com o atual secretário de saúde de Belém, Pedro Anaisse, na última segunda-feira, 06, para tratar da crise que a saúde atravessa em Belém. Na pauta, os constantes atrasos de pagamento, falta de insumos e medicamentos básicos nas unidades de saúde, etc. Anaisse pediu 90 dias para analisar o cenário junto à equipe de consultores técnicos. Na quarta-feira, 08, a Sesma anunciou repasses de parte dos pagamentos atrasados às OSs que gerenciam as unidades de saúde do município. Seguimos acompanhando a situação para garantir que os demais pagamentos sejam feitos.

GUAMÁ

Em meio a quase 60 dias de atraso no pagamento, plantonistas do PSM do Guamá reduziram os atendimentos seguindo o protocolo de Manchester, priorizando os casos de urgência e emergência. Inclusive, realizando procedimentos cirúrgicos e atendendo pacientes urgentes encaminhados pelas UPAs. O Sindmepa reitera que o movimento de paralisação é regular, uma vez que os profissionais têm direito a receber com pontualidade pelos serviços prestados ao poder público, não podendo ser prejudicados e impossibilitados de cumprir, no vencimento, com suas obrigações.

PET-SCAN

Recebemos denúncias sobre a não instalação de um aparelho Pet-Scan que pertence ao Hospital Ophir Loyola, estando encaixotado nas dependências daquele hospital, há quatro anos. O pet-scan é um aparelho fundamental na detecção e acompanhamento de cânceres, mas infelizmente ainda não foi instalado naquele hospital, que é referência na área oncológica. Já encaminhamos pedido de audiência com a direção do hospital e com a Sespa para entendermos as razões do não funcionamento do aparelho, que vem prejudicando fortemente a população.

DEMOGRAFIA

Dados publicados na Demografia Médica no Brasil de 2023, divulgada esta semana, apontam a região Norte, proporcionalmente, com o menor número de médicos atuando, mesmo com o aumento de mais de 250 mil profissionais em diferentes especialidades nos últimos 13 anos. E o Pará é o estado com menor densidade: 1,18 médico para cada 1.000 habitantes. A pesquisa é realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB), em conjunto a Faculdade de Medicina da USP. A extensão territorial e as deficiências estruturais e históricas da região Norte, aliadas à falta de valorização do profissional médico, tornam essa realidade crônica. Só a carreira de estado para médicos pode reverter esse quadro.

TERRA FIRME

Médico e diretor do Sindmepa informado do internamento de um conhecido na UPA da Terra Firme, em estado grave, deslocou-se até à UPA para informar-se sobre o quadro clínico do paciente e oferecer-se para ajudar no que fosse necessário. Para sua surpresa, foram colocadas todas as dificuldades possíveis pela equipe de recepção e da representante da direção de plantão, mesmo identificando-se como médico, diretor do Sindmepa e servidor público há mais de 35 anos. Apesar de ser 10:30h disseram que as informações só poderiam ser dadas às 17h, seguindo-se o protocolo. Ninguém quer ser melhor que ninguém, mas a cortesia se impõe entre colegas e são muito bem-vindas. Vida que segue.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira, 14, o filme de Alejandro González, “Biutiful”, às 19h. O longa indicado ao Oscar de melhor ator e filme estrangeiro, acompanha Uxbal (Javier Bardem) que possui o dom de falar com os mortos. Já a Quarta Musical recebe o show da cantora Amandha Crystyna. No repertório, pop, MPB e brega. É sempre às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil do @Sindmepa, no Instagram.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que