Sindmepa Informa – 19.02.2023

CALOTE
O secretário adjunto da Sespa, Ariel Dourado, garantiu que o estado está cumprindo fielmente com os pagamentos às Organizações Sociais que prestam serviços de saúde à Sespa. No entanto, as OS continuam dando calote nos médicos, o que merece uma intervenção urgente até mesmo com a intervenção da justiça, se for preciso. O secretário disse, com todas as letras, que o pagamento de janeiro já foi realizado “o que não justifica a retenção dos valores devidos aos médicos contratados como Pessoa Jurídica que prestam serviços para o Estado”. Esperamos as providências com urgência.

PET SCAN
Na mesma audiência, o secretário deu explicações sobre o aparelho Pet-Scan, encaixotado no Hospital Ophir Loyola há quatro anos. A justificativa de que foi adquirido sem se levar em consideração que o hospital não dispunha de infraestrutura para a sua instalação, é inaceitável. Somente agora, a Sespa anuncia que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) estaria elaborando o projeto e o processo licitatório para a contratação de empresa que irá reformar o bloco cirúrgico para receber o aparelho. Por que só agora?

ATRASOS
A crise na Saúde Municipal de Belém foi admitida pela Sesma em reunião com o Sindmepa. Os pagamentos atrasados dos médicos, em alguns casos, passam de três meses, ou chegam há oito meses, como o caso dos anestesistas. Um descaso que também está na falta de insumos e equipamentos nos Postos de Saúde e Prontos- Socorros. Como o médico pode trabalhar assim, financiando com os seus honorários não repassados, o sistema de saúde pública de Belém? Até quando o cidadão vai ser penalizado com esse cenário?

REVALIDA
O Sindmepa detalhou ao reitor da Universidade do Estado de Pará, as denúncias recebidas do município de Muaná sobre irregularidades na implementação do Revalida. Desde 2019 estamos ao lado da Uepa, apoiando o Revalida e acompanhando o aperfeiçoamento do programa. As denúncias incluem a falta de acompanhamento qualificado dos médicos que estão fazendo os atendimentos no município e a utilização de carimbo do tutor na assinatura das receitas, o que é considerado crime. A Coordenadora do Revalida na Universidade, Regina Carneiro, afirmou que serão apuradas as denúncias, reforçando a fiscalização dos convênios nos municípios.

SANTARÉM
Em Santarém, a Organização Social Mais Saúde continua sem pagar os médicos que prestaram serviços no Hospital Municipal, parte de novembro e o mês de dezembro. Apesar da empresa ter recebido da Semsa o repasse integral dos valores previstos no encerramento do contrato, em dezembro de 2022, não há previsão de pagamento dos médicos. O Sindmepa já denunciou o fato ao MPE e ao MPF e aguarda soluções.

INFORME
O Sindmepa estará em recesso nos dias 20 e 21 de fevereiro. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira (22), às 13h. Já o Cineclube Sindmepa e a Quarta Musical retornam na próxima semana, com a exibição de “Caro Diário”, dirigido por Nanni Moretti, e show de José Maria Bezerra. Desejamos a todos um ótimo feriado!