sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Um dia para celebrar as mulheres médicas

Na data em que se comemora o Dia da Mulher Médica, o Sindmepa não poderia deixar de parabenizar todas as médicas paraenses e relembrar a inspiradora história da primeira mulher a se formar em Medicina, Elizabeth Blackwell.

Nascida em Bristol, na Inglaterra, no início de 1800, Blackwell concluiu o curso nos Estados Unidos, após enfrentar uma série de batalhas contra o preconceito.

Na época havia poucas faculdades de medicina e nenhuma aceitava mulheres. Blackwell foi rejeitada em todos os lugares para os quais se candidatou. Acabou sendo admitida no Geneva College, na zona rural de Nova York.

Enfrentando discriminação e obstáculos na faculdade, conquistou o respeito de professores e colegas de classe, graduando-se em primeiro lugar, em 1849.

Blackwell fez treinamentos em hospitais de Londres e Paris. Persistindo, passou a enfatizar os cuidados preventivos e a higiene pessoal, reconhecendo que os médicos causavam epidemias por não lavarem as mãos ao examinarem os pacientes.

Em 1851 voltou a Nova York onde abriu uma pequena clínica para tratar mulheres pobres e, em 1857, a “Enfermaria de Nova York para Mulheres e Crianças” com sua irmã, Emily Blackwell, segunda médica a se formar na América.

Em 1868, Blackwell abriu uma Faculdade de Medicina em Nova York. Um ano depois, colocou sua irmã no comando e retornou a Londres, onde, em 1875, tornou-se professora de ginecologia na nova London School of Medicine for Women.

Ela também ajudou a fundar a National Health Society e publicou vários livros, incluindo uma autobiografia, Pioneer Work in Opening the Medical Profession to Women (1895).

Blackwell ostenta o honroso título de primeira mulher graduada em medicina por uma universidade nos EUA, bem como o de primeira mulher membro da “Ordem dos Médicos do Reino Unido”.
Com informações de Jornal do Médico

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que