Anestesiologistas do IASEP adiam paralisação

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Pará (Coopanest) suspendeu a paralisação programada dos atendimentos a segurados do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará – IASEP nesta semana. A decisão foi depois de reunião com o Instituto nesta quinta-feira(2), em que ficou acordado o pagamento dos atrasados para os médicos.

O Sindmepa recebeu denúncias de que as pendências do IASEP com os médicos anestesiologistas se acumulam desde julho de 2022, e ainda há 25% de corte nos valores dos pagamentos que já estão faturados. A fatura, por exemplo, do pagamento de julho do ano passado foi reduzida em 80 mil reais; e o corte na fatura de agosto foi de 140 mil.

“Os anestesistas tem financiado o serviço público, através de sua mão de obra não paga com a regularidade esperada. Parece que a paciência está se esgotando. Os usuários da Previdência do Estado, do Município e do SUS é que sofrerão as consequências”, alertou diretor do Sindmepa Wilson Machado.

Diante deste cenário, os anestesiologistas anunciaram a paralisação para o a quarta-feira (01), mas vão aguardar até segunda-feira (06) uma nova audiência já agendada com o Governo do Estado. O Iasep tem, de acordo com o último recadastramento do Instituto, cerca de 200 mil segurados.