sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Núcleo Acadêmico participa da Cerimônia do Jaleco da UEPA

A Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo, compôs a mesa de autoridades na Cerimônia do Jaleco da Universidade do Estado do Pará, representando o Sindmepa. O evento realizado na última sexta-feira (17), foi organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina José Arrais (Camja) e encerrou a Semana do Calouro da UEPA, que contou com o apoio do Sindicato dos Médicos do Pará.

Os calouros de medicina da Universidade do Estado do Pará iniciam hoje as primeiras aulas do curso e não poderiam começar esta trajetória sem antes participar desta cerimônia que apresenta um dos elementos mais simbólicos da profissão, o jaleco.

Foto: Ascom Sindmepa

Em seu discurso, Brenda destacou a importância do evento e da participação dos familiares. Falou sobre as dificuldades que podem surgir durante o curso e posteriormente, enquanto profissionais. A Coordenadora pontuou ainda a atuação do Sindmepa em defesa da medicina e do ensino de qualidade.

“É muito importante falar sobre o Sindicato para uma gama de calouros e suas famílias, para que os calouros já iniciem o curso entendo o papel do Sindmepa, a existência do projeto Acadêmico Aspirante e do Núcleo Acadêmico, pois existe um trabalho de representatividade estudantil. E para que as famílias entendam que a medicina tem alguns percalços, mas existe um Sindicato que ajudará os seus filhos nesse processo”, ressalta.

Foto: Ascom Sindmepa

Marcela Macedo foi uma das discentes que participou da cerimônia e contou que o momento foi muito importante para que os alunos se sintam realmente parte da medicina. Ela acredita que com estudo e dedicação é possível mudar o cenário da saúde no país e destacou a atuação do Sindmepa durante a recepção aos discentes.

“O Sindmepa esteve sempre presente na Semana do Calouro sendo patrocinador e apoiador, nos ajudando em tudo. Eu achava que o sindicato era algo exclusivo e limitado, mas não, percebi que é muito fácil fazer parte, basta querer estar por dentro das discussões do campo acadêmico e da medicina. Acho importante termos esse primeiro contato sobre como é a vida de médico e as discussões que permeiam o âmbito”, resume.

Participaram da mesa de autoridades: Napoleão Braun Guimarães, Coordenador de Estágios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Djenanne Caetano, representando a Direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Ilma Pastana Ferreira, Vice-Reitora da Universidade do Estado do Pará; João Victor Sousa, Vice-presidente do Camja; e Brenda Melo, Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico do Sindmepa.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que