Núcleo Acadêmico participa da Cerimônia do Jaleco da UEPA

A Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo, compôs a mesa de autoridades na Cerimônia do Jaleco da Universidade do Estado do Pará, representando o Sindmepa. O evento realizado na última sexta-feira (17), foi organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina José Arrais (Camja) e encerrou a Semana do Calouro da UEPA, que contou com o apoio do Sindicato dos Médicos do Pará.

Os calouros de medicina da Universidade do Estado do Pará iniciam hoje as primeiras aulas do curso e não poderiam começar esta trajetória sem antes participar desta cerimônia que apresenta um dos elementos mais simbólicos da profissão, o jaleco.

Foto: Ascom Sindmepa

Em seu discurso, Brenda destacou a importância do evento e da participação dos familiares. Falou sobre as dificuldades que podem surgir durante o curso e posteriormente, enquanto profissionais. A Coordenadora pontuou ainda a atuação do Sindmepa em defesa da medicina e do ensino de qualidade.

“É muito importante falar sobre o Sindicato para uma gama de calouros e suas famílias, para que os calouros já iniciem o curso entendo o papel do Sindmepa, a existência do projeto Acadêmico Aspirante e do Núcleo Acadêmico, pois existe um trabalho de representatividade estudantil. E para que as famílias entendam que a medicina tem alguns percalços, mas existe um Sindicato que ajudará os seus filhos nesse processo”, ressalta.

Foto: Ascom Sindmepa

Marcela Macedo foi uma das discentes que participou da cerimônia e contou que o momento foi muito importante para que os alunos se sintam realmente parte da medicina. Ela acredita que com estudo e dedicação é possível mudar o cenário da saúde no país e destacou a atuação do Sindmepa durante a recepção aos discentes.

“O Sindmepa esteve sempre presente na Semana do Calouro sendo patrocinador e apoiador, nos ajudando em tudo. Eu achava que o sindicato era algo exclusivo e limitado, mas não, percebi que é muito fácil fazer parte, basta querer estar por dentro das discussões do campo acadêmico e da medicina. Acho importante termos esse primeiro contato sobre como é a vida de médico e as discussões que permeiam o âmbito”, resume.

Participaram da mesa de autoridades: Napoleão Braun Guimarães, Coordenador de Estágios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Djenanne Caetano, representando a Direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Ilma Pastana Ferreira, Vice-Reitora da Universidade do Estado do Pará; João Victor Sousa, Vice-presidente do Camja; e Brenda Melo, Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico do Sindmepa.