Sindmepa Informa – 26.03.2023

DENÚNCIA
Denúncias que chegam ao Sindmepa dão conta de que na Unidade Municipal de Saúde de Icoaraci os plantões são compostos em regime de 12h, com apenas um profissional médico escalado. Segundo os relatos, 90% destes plantões são realizados sem enfermeiro chefe para fazer a triagem, sobrecarregando o médico. Além disso, a equipe de técnicos de enfermagem estaria assumindo outras funções durante o plantão. Soma-se a isso a falta de segurança e guarda na unidade, o que deixa os profissionais e pacientes vulneráveis em meio ao cenário caótico.

BOM SENSO
Aprovado no processo seletivo da Santa Casa e convocado para apresentação de documentos e exame médico, um médico, que prefere não se identificar, informou que estava de plantão na própria instituição, solicitando prioridade no seu atendimento. Para sua surpresa, teve que esperar cerca de 3 horas (metade do plantão), já que não aceitaram dar-lhe a prioridade merecida. Resultado: os pacientes tiveram que esperar por mais 3h para serem atendidos. Detalhe, até para votar, ato cívico e democrático, há prioridade para médico e profissionais de saúde, que comprovem estar de plantão.

RESIDENTES
Causa, no mínimo curiosidade, o silêncio sepulcral da Sociedade de Anestesiologia do Pará no caso dos oito médicos residentes de anestesiologia da Santa Casa, sumariamente excluídos do processo de residência, em função de, democraticamente, questionarem e reivindicarem direitos. Os médicos tinham paralisado atividades por irregularidades apontadas no processo de residência, sendo uma delas a exigência de estar quites com a Sociedade de especialidade. Alguns apontam conflito de interesse para o silêncio da entidade. Será?

CARTA
A Federação Médica Brasileira divulgou carta aberta, produzida junto aos sindicatos de base, posicionando-se contra a abertura de novas escolas médicas e cursos de medicina no país. Achamos que o momento é de promover um programa de avaliação e melhoria das escolas médicas já existentes e não ficar abrindo novos sem critérios lógicos. O documento foi elaborado durante a Preparação para o Encontro Nacional das Entidades Médicas 2023, em Fortaleza.

REVALIDA
O governo federal relançou o programa Mais Médicos com algumas inovações, porém com os mesmos erros injustificáveis do passado. O principal deles é a falta da exigência do Revalida, para alinhar a formação dos médicos formados no exterior a dos médicos formados no Brasil. A insistência no erro aponta para interesses bastante conhecidos e praticados na primeira edição. As entidades médicas brasileiras, entre as quais os sindicatos médicos brasileiros, criticam a irresponsável insistência, condenando o Programa.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (28) o filme “Mamãe faz 100 anos”, em homenagem ao cineasta Carlos Saura, às 19h. Já a Quarta Musical recebe o recital dos alunos da Escola Magia das Cordas, às 20h, com transmissão ao vivo no Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.