Sindmepa participa do II Encontro de Comunicação da Federação Médica Brasileira

Representantes do Sindicato dos Médicos do Pará estiveram presentes ao II Encontro de Comunicação da Federação Médica Brasileira (ECOM FMB), organizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. Com o tema “Como se comunicar melhor com os médicos? ”, o Diretor de Comunicação do Sindmepa, Wilson Yoshimitsu Niwa, apresentou o case “Uma nova comunicação”, onde pôde evidenciar as ações desenvolvidas pela entidade para se relacionar com os médicos, acadêmicos e a comunidade.

“O Núcleo Acadêmico tem um programa que se chama Acadêmico Aspirante, em que os estudantes de medicina se cadastram no sindicato como pretenso futuro sócio, e quando ele se inscreve como potencial, tem os mesmos benefícios do sindicalizado, como consulta à assessoria jurídica”, explicou.

Wilson Niwa também frisou que as redes sociais do Sindmepa se tornaram um excelente meio para orientar os novos associados e despertar o interesse daqueles que desejam ser sócios. Além de divulgar as ações desenvolvidas pela entidade a favor da classe médica do Estado do Pará.

“O evento foi de extrema importância para troca de experiências e planejamento das estratégias e chegar cada vez mais próximo dos nossos associados, fortalecendo o movimento sindical em prol de melhores condições de trabalho e remuneração. Foi um momento ímpar de conhecer as lideranças da FMB e conhecer mais da história da Federação, que cresce a cada dia, e que doravante estarei juntando esforços com os demais membros para que possamos atender aos anseios da classe por condições dignas de trabalho e por uma sociedade mais justa e fraterna”, resumiu.

Foto: Rubens Flores

O evento contou com palestras e a participação de representantes dos sindicatos médicos do Acre, Alagoas, Amazonas, Anápolis, Grande ABC, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. O Sindmepa esteve representado pelos diretores Wilson Niwa; Emanuel Resque; Wilson Machado, também Secretário do Formando e Médico Jovem da FMB; e Waldir Cardoso, primeiro presidente da Federação.

“A massiva participação e qualidade dos debates demonstraram a maturidade da FMB que se coloca, definitivamente, como a maior e mais representativa entidade sindical médica brasileira”, frisou Waldir Cardoso.

ENEM 2023

Após os debates sobre comunicação, os representantes dos sindicatos de base da FMB iniciaram as discussões para o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem 2023), que está agendado para junho, tendo como base quatro eixos: formação médica, sistema de saúde, mercado de trabalho e saúde suplementar.

O presidente da FMB, Tadeu Calheiros, destacou que o Pré-Enem teve como objetivo discutir a política de saúde atual no Brasil. “Aquelas questões que vão também influenciar no dia-a-dia de cada médico. Preparamos a pauta que vamos levar, proposições e atuações a serem discutidas de forma nacional, com direcionamento e posicionamento das entidades que defendem e buscam melhores condições para o trabalho médico”, resumiu.

Foto: Rubens Flores

Wilson Machado, também diretor de comunicação do Sindmepa, destacou a relevância do evento ao abordar métodos para estreitar a relação com os médicos associados. “Evento de excelência como este serviu para demonstrar a solidez política e associativa da FMB, bem como a maturidade dos sindicatos de base da nossa Federação. Pautas fundamentais do interesse da categoria foram debatidas, com os respectivos encaminhamentos, para o ENEM de junho próximo. No Encontro de Comunicação tivemos a oportunidade de conhecer vários cases dos sindicatos brasileiros, que nos permitirão aprimorar cada vez mais nossa interação com nossos associados, na procura de estreitar nossa relação, em busca permanente da excelência deste setor”.